O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalez, Mirian Maria Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497-
Autor(es): dc.contributorGonzales, Kátia Guerchi-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8986329938280153-
Autor(es): dc.contributorGonçalez, Mirian Maria Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382-
Autor(es): dc.creatorCerqueira Netto, Fernando Paulino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:16:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:16:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705834-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático-
Descrição: dc.descriptionThe present work longs for to elaborate an analysis of Mathematics schoolbooks for the sixth and ninth grades of Elementary School, from the Araribá Mais Matematica collection. The methodology used for the analysis was the Theoretical-Methodological Framework of Depth Hermeneutics, where we consider the book as a symbolic form and, therefore, capable of interpretation. To parameterize the analysis intended, we interviewed three Mathematics teachers from the public network who teach Mathematics in the final years of Elementary School. The collection chosen for the analysis was Araribá Mais Matemática, for being a work cited by the teachers during the interviews. To outline our analysis, we will take as a basis some elements presented in the interviews such as the font size of the book, presentation of images, figures, tables and charts, colors, presentation of contents, the mathematical language used, proposed exercises, so as well other elements.With the analysis of the book, we developed an Educational Product in the form of a set of guidelines that allow the teacher to make suggestions for choosing a textbook. The analysis of the books of the Araribá Mais Matematica collection showed that it corresponds to the topics highlighted by the teachers as a presentation of content suitable for the intended year and visual elements such as figures, graphs and table and meets and exemplifies all the requirements proposed in the Common National Base. Curriculum (BNCC).-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo elaborar uma análise dos livros didáticos de matemática do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Matemática. A metodologia utilizada para essa análise foi o Referencial Teórico-Metodológico da Hermenêutica de Profundidade, onde consideramos o livro como sendo uma forma simbólica e, portanto, passível de interpretação. Para parametrizar a análise que pretendíamos, entrevistamos três professoras de Matemática da rede pública que ministram aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção escolhida para a análise foi a Araribá Mais Matemática por ter sido a obra citada pelas professoras durante as entrevistas. Para delinear a nossa análise, tomamos como base alguns elementos apresentados nas entrevistas como tamanho da fonte do livro, apresentação das imagens, figuras, tabelas e quadros, cores, apresentação dos conteúdos, a linguagem Matemática utilizada, exercícios propostos, entre outros elementos. Com a análise do livro desenvolvemos um Produto Educacional na forma de um conjunto de orientações que possibilite ao professor sugestões para a escolha de um livro didático. A análise dos exemplares da coleção Araribá Mais Matemática mostrou que a obra corresponde os tópicos destacados pelas professoras como uma apresentação de conteúdos adequada ao ano que se destina e elementos visuais como figuras, gráficos e tabelas, além de atender e exemplificar todos os requisitos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectHermeneutics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics (Fundamental education)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleO processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise-
Título: dc.titleThe process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.