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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Vicari, Rosangela Luiza | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Cardozo, Marizete Batista Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:16:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:16:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705777 | - |
Descrição: dc.description | The present study aimed to develop the play fulness through a game, in the classroom, using the "puzzle" as a technique of didactic resource, to develop the subject human body specifically the "nervous system". Aiming at the interaction of the play ful with the teaching of science, the work involved a class of 8th grade of elementary School II. In which the methodology used was the research of action. Beginning through approaches, with bibliographic references and in the sequence continued to introduce the content of interest, culminating in the Assembly of the game. The differential of it was to use Braille captions and pounds in the pieces, adding knowledge. Among the bibliographies used are the authors: Vygotsky (1988), Kishimoto (1997), Haydt (2006), Santana (2008), etc. So at the end of the work, after the execution of the game, it was realized that this methodology in the teaching of science, promotes the approximation between the teachers and the pupils, favors the skills in the communication, brings more diversity to the possibilities of learning. And it makes spontaneous the way to express emotions and stimuli, enabling interaction between all participants, be they just regular students or with specific needs. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve o objetivo desenvolver o lúdico através de um jogo, na sala de aula, usando o “quebra-cabeça” como técnica de recurso didático, para desenvolver o tema corpo humano especificamente o “sistema nervoso”. Buscando visar a interação do lúdico como ensino de ciências, o trabalho envolveu uma turma do 8º ano do ensino fundamental II. No qual a metodologia utilizada foi a pesquisa de ação. Começando através de abordagens, com referências bibliográficas e na sequencia continuou introduzindo o conteúdo de interesse, culminando na montagem do jogo. O diferencial do mesmo, foi usar legendas em braile e libras nas peças, agregando conhecimento. Dentre as bibliografias utilizadas estão os autores: Vygotsky (1988), Kishimoto (1997), Haydt (2006), Santana (2008), etc. Portanto ao final do trabalho, após a execução do jogo, percebeu-se que essa metodologia no ensino de ciências, promove a aproximação entre os professores e os alunos, favorece as habilidades na comunicação, traz mais diversidade às possibilidades de aprendizagem e torna espontâneo a forma de expressar emoções e estímulos, viabilizando interação entre todos participantes, sejam eles apenas alunos regulares ou com necessidades específicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A elaboração de um quebra cabeça como proposta lúdica para o ensino de ciências sobre o sistema nervoso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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