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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
Autor(es): dc.contributor | Tabalipa, Ney Lysandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Jairo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Carolina Tavares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:16:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:16:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705767 | - |
Descrição: dc.description | The analysis of urban intersections is part of the traffic management routine, especially because they are critical points in the occurrence of traffic conflicts and congestion. In this work, a study is made of the intersection between Avenida Cristo Rei and Avenida Prefeito Guiomar de Jesus Lopes with Rua Bela Vista in the city of Francisco Beltrão (PR), a place where there is an intense traffic of motorized vehicles and pedestrians. Based on a 10-year future traffic projection, an analysis of two alternatives to the current intersection to be implemented to improve mobility and traffic safety at the site is presented. The two alternatives evaluated are the installation of traffic lights and the implementation of a roundabout. For the analysis, the Simulation of Urban Mobility (SUMO) software was used, an open-source and open-access program that allows the complete modeling of the traffic system and obtaining performance parameters, such as waiting time, average speed and emissions. of pollutants. The results allowed to quantitatively analyze the traffic behavior for the different evaluated scenarios, which could contribute to decision making regarding interventions in the infrastructure. The roundabout proves to be the device with the best performance, especially in relation to the average waiting time and recovery of CO (carbon monoxide) and CO2 (carbon dioxide) pollutants, necessarily an improvement in the mobility of vehicular and pedestrian traffic. In addition, suggestions for improvement in signage are also presented. | - |
Descrição: dc.description | A análise de interseções urbanas faz parte da rotina da gestão de tráfego, especialmente por serem pontos críticos de ocorrência de conflitos de trânsito e congestionamentos. Neste trabalho faz-se um estudo da interseção entre as Avenidas Cristo Rei e Prefeito Guiomar de Jesus Lopes com a Rua Bela Vista na cidade de Francisco Beltrão (PR), local em que há um intenso tráfego de veículos motorizados e pedestres. Tomando como base uma projeção de tráfego futuro de 10 anos, apresenta-se uma análise de duas alternativas à interseção atual a serem implementadas para a melhoria da mobilidade e segurança de trânsito no local. As duas alternativas avaliadas são a implementação de uma rotatória e a instalação de sinalização semafórica. Para a análise, utilizou-se o software Simulation of Urban MObility (SUMO), um programa de código aberto e livre acesso que permite a modelagem completa do sistema de tráfego e obtenção de parâmetros de desempenho, como tempo de espera, velocidade média e emissões de poluentes. Os resultados permitiram analisar quantitativamente o comportamento do tráfego para os diferentes cenários avaliados, podendo contribuir para a tomada de decisões quanto a intervenções na infraestrutura. A rotatória se mostrou como o dispositivo de melhor desempenho, principalmente em relação ao tempo médio de espera e a emissões dos poluentes CO (monóxido de carbono) e CO2 (dióxido de carbono), indicando uma melhoria na mobilidade do tráfego de veículos e pedestres. Além disso, também são apresentadas sugestões de melhorias na sinalização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamentos de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de tráfego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade residencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic surveys | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residential mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise da interseção entre as Avenidas Cristo Rei e Prefeito Guiomar de Jesus Lopes com a Rua Bela Vista na cidade de Francisco Beltrão - PR | - |
Título: dc.title | Analysis of the intersection between Avenues Cristo Rei and Mayor Guiomar de Jesus Lopes and Street Bela Vista in the city of Francisco Beltrão - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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