Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOroski, Elder-
Autor(es): dc.contributorPinho, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributorMello, Alexandre José Tuoto Silveira-
Autor(es): dc.contributorPece, Carlo-
Autor(es): dc.contributorFrencl, Victor Baptista-
Autor(es): dc.creatorSato, Alysson Akio-
Autor(es): dc.creatorCorrea, Eliezer Luzzi-
Autor(es): dc.creatorBruno, Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:15:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:15:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705723-
Descrição: dc.descriptionPassive and semi-active suspension systems have been widely used in vehicles and industrial equipments, but hydraulic mass-spring-damper systems have shown few changes in their concept. Active damper, although being known for a while, they are not applied due to high complexity and cost, although they allow better performance. In this document was developed an active electromagnetic damper for automotive use and its control system through simulations as proof of concept of its behavior. This document shows all the studies involved in this project, such as mechanical parts of the damper, the simulations of the electromagnetic circuit by means of software FEMM, Finite Elements Methods Magnetics, which uses the finite elements method, the topology of the mechanical part, which is designed based in past studies, the actuator system to power the damper coils, buck converter, the simulation of the designed damper with two control systems, PID, Proportional-Integral-Derivative, and fuzzy controller, and the results obtained in relation to the criteria of comfort energy efficiency.-
Descrição: dc.descriptionSistemas de suspensão passiva e semi-ativa tem sido vastamente utilizados em automóveis e em equipamentos industriais, porém o conjunto massa, mola e amortecedor hidráulico apresentaram poucas mudanças em sua concepção. Amortecedores ativos, embora conhecidos a certo tempo, não são frequentemente aplicados devido a sua alta complexidade e custo elevado, apesar de possibilitar um desempenho melhor. Neste trabalho foi desenvolvido um amortecedor eletromagnético ativo voltado para o uso automobilístico e seu sistema de controle por meio de simulações como prova de conceito de seu funcionamento. Este documento apresenta todo o estudo do projeto, desde a parte mecânica do amortecedor, simulações do circuito eletromagnético, por meio do software FEMM, Finite Element Method Magnetics, método dos elementos finitos magnéticos, que utiliza o método de elementos finitos, o estudo e projeto de um conversor eletrônico para acionamento das bobinas, até a simulação do amortecedor projetado e ambos os sistemas de controle desenvolvidos, controlador PID, ProporcionalIntegral-Derivativo, sistema de controle proporcional, integral e derivativo, e fuzzy, e os resultados obtidos em relação a critérios de conforto e eficiência energética.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGraduação em Engenharia de Controle e Automação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Amortecedores-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectCampos magnéticos-
Palavras-chave: dc.subjectControladores PID-
Palavras-chave: dc.subjectControle automático-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Shock absorbers-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetic fields-
Palavras-chave: dc.subjectPID controllers-
Palavras-chave: dc.subjectAutomatic control-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas-
Título: dc.titleDevelopment of an active mechanical damper based on electromagnetic and system control principles-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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