Learning factory 4.0: estudo de caso do laboratório de ensino 4.0 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYoshino, Rui Tadashi-
Autor(es): dc.contributorYoshino, Rui Tadashi-
Autor(es): dc.contributorTreinta, Fernanda Tavares-
Autor(es): dc.contributorPuglieri, Fabio Neves-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Evelyn Mariane Silva-
Autor(es): dc.creatorFracaro, Yara Calabrez de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:15:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:15:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705709-
Descrição: dc.descriptionIndustry 4.0 and its technologies have been transforming the way organizations operate in their production chains, fostering the digitalization era, revolutionizing interpersonal relationships and ways of teaching and learning. As the educational sector is one of those responsible for developing new skills and competences to provide knowledge, this work aims to present a proposal for improving the Teaching Laboratory 4.0 of UTFPRPG in a Learning Factory 4.0 model. For this, a systematic review was carried out using the PRISMA methodology with the support of Mendeley and VosWier software, to identify the main characteristics, supporting components and Learning Factory 4.0 teaching models, present in a teaching environment focused on Industry 4.0. Based on this portfolio, it was possible to identify that methodological and technological elements are essential to improve UTFPRPG's Industry 4.0 oriented teaching laboratories in a Learning Factory 4.0 model. As a proposal for methodological improvement, this work suggests the insertion of specific theoretical knowledge of CPS and Artificial Intelligence, and in the technological sphere, investments in technologies that involve the pillars of Industry 4.0, since the projects developed by the Industry 4.0 and EDP disciplines use the Living Lab and Industry 4.0 laboratories that have digitally interconnected equipment.-
Descrição: dc.descriptionA Indústria 4.0 e suas tecnologias vem transformando a maneira como as organizações atuam em suas cadeias produtivas fomentando a era da digitalização, revolucionando as relações interpessoais e as formas de ensino e aprendizagem. Sendo o setor educacional um dos responsáveis em desenvolver novas habilidades e competências para proporcionar conhecimento, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria do Laboratório de Ensino 4.0 da UTFPRPG em um modelo Learning Factory 4.0. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática utilizando a metodologia PRISMA com o apoio dos softwares Mendeley e VosWier, para identificar as principais características, componentes de sustentação e os modelos de ensino Learning Factory 4.0, presentes em um ambiente de ensino focado na Indústria 4.0. Com base nesse portfólio, foi possível identificar que os elementos metodológicos e tecnológicos são essenciais para melhorar os laboratórios de ensino voltados para a Indústria 4.0 da UTFPRPG em um modelo de Learning Factory 4.0. Como proposta de melhoria metodológica o presente trabalho sugere a inserção do conhecimento teórico específico de CPS e Inteligência Artificial, e no âmbito tecnológico, investimentos em tecnologias que envolvem os pilares da Indústria 4.0, uma vez que os projetos desenvolvidos pelas disciplinas Industry 4.0 e EDP utilizam os laboratórios Living Lab e Industry 4.0 que possuem equipamentos digitalmente interconectados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Química-
Publicador: dc.publisherEngenharia Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia química - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectIndústrias-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratories-
Palavras-chave: dc.subjectChemical engineering - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectIndustries-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence - Educational application-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA-
Título: dc.titleLearning factory 4.0: estudo de caso do laboratório de ensino 4.0 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa-
Título: dc.titleLearning factory 4.0: case study of the teaching laboratory 4.0 of the Federal Technological University of Paraná - Ponta Grossa Campus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.