Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yoshino, Rui Tadashi | - |
Autor(es): dc.contributor | Yoshino, Rui Tadashi | - |
Autor(es): dc.contributor | Treinta, Fernanda Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Puglieri, Fabio Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Evelyn Mariane Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Fracaro, Yara Calabrez de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:15:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:15:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705709 | - |
Descrição: dc.description | Industry 4.0 and its technologies have been transforming the way organizations operate in their production chains, fostering the digitalization era, revolutionizing interpersonal relationships and ways of teaching and learning. As the educational sector is one of those responsible for developing new skills and competences to provide knowledge, this work aims to present a proposal for improving the Teaching Laboratory 4.0 of UTFPRPG in a Learning Factory 4.0 model. For this, a systematic review was carried out using the PRISMA methodology with the support of Mendeley and VosWier software, to identify the main characteristics, supporting components and Learning Factory 4.0 teaching models, present in a teaching environment focused on Industry 4.0. Based on this portfolio, it was possible to identify that methodological and technological elements are essential to improve UTFPRPG's Industry 4.0 oriented teaching laboratories in a Learning Factory 4.0 model. As a proposal for methodological improvement, this work suggests the insertion of specific theoretical knowledge of CPS and Artificial Intelligence, and in the technological sphere, investments in technologies that involve the pillars of Industry 4.0, since the projects developed by the Industry 4.0 and EDP disciplines use the Living Lab and Industry 4.0 laboratories that have digitally interconnected equipment. | - |
Descrição: dc.description | A Indústria 4.0 e suas tecnologias vem transformando a maneira como as organizações atuam em suas cadeias produtivas fomentando a era da digitalização, revolucionando as relações interpessoais e as formas de ensino e aprendizagem. Sendo o setor educacional um dos responsáveis em desenvolver novas habilidades e competências para proporcionar conhecimento, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria do Laboratório de Ensino 4.0 da UTFPRPG em um modelo Learning Factory 4.0. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática utilizando a metodologia PRISMA com o apoio dos softwares Mendeley e VosWier, para identificar as principais características, componentes de sustentação e os modelos de ensino Learning Factory 4.0, presentes em um ambiente de ensino focado na Indústria 4.0. Com base nesse portfólio, foi possível identificar que os elementos metodológicos e tecnológicos são essenciais para melhorar os laboratórios de ensino voltados para a Indústria 4.0 da UTFPRPG em um modelo de Learning Factory 4.0. Como proposta de melhoria metodológica o presente trabalho sugere a inserção do conhecimento teórico específico de CPS e Inteligência Artificial, e no âmbito tecnológico, investimentos em tecnologias que envolvem os pilares da Indústria 4.0, uma vez que os projetos desenvolvidos pelas disciplinas Industry 4.0 e EDP utilizam os laboratórios Living Lab e Industry 4.0 que possuem equipamentos digitalmente interconectados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia Química | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústrias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial - Aplicações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical engineering - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence - Educational application | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | - |
Título: dc.title | Learning factory 4.0: estudo de caso do laboratório de ensino 4.0 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa | - |
Título: dc.title | Learning factory 4.0: case study of the teaching laboratory 4.0 of the Federal Technological University of Paraná - Ponta Grossa Campus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: