Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcia Andrea dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcia Andrea dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Stankiewicz, Mariese Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Barbara Thays Santos do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:15:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:15:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705680 | - |
Descrição: dc.description | Regarding the understanding of art as a way of political and ideological manifestation, this research had as corpus analysis the album Animals (1977), from the British band Pink Floyd. This work aims to expose how the relations of power are formed and the discourse elements in the corpus analysis. Interpretative research was then made using the theoretical framework from the Marxist theory written by Marx (1818-1883) and Engels (1820-1895), with contributions from Fernandes (1988). Furthermore, the types of analysis of Discourse Analysis were used, with contributions mainly from Orlandi (2013), Chaui (1991), and Thompson (2011), as well as Foucault’s (1979) definition of power. During the analysis, the idea of a homogeneous discourse was discarded, focusing instead on the interpretation possibilities through enunciative hints evoked by discourses in different production contexts. It is deduced that the society represented in the album by pigs, dogs, and sheep are the essence of the Class Struggle, a term used in the Marxist theory, and that the discourses within these relations of power indicate relations of force. It is concluded then that, in the context of the album, the pigs represent the owners of means of production, meanwhile the dogs represent the middle class seeking ascension, and lastly, the sheep, are the proletariat. | - |
Descrição: dc.description | No que tange à compreensão da arte como uma forma de manifestação política e ideológica, a seguinte pesquisa teve como corpus de análise o álbum musical Animals (1977), da banda inglesa Pink Floyd. Objetivou-se com este trabalho expor como se constituem as relações de poder e os elementos do discurso dentro deste. Realizou-se então, uma pesquisa interpretativista por mediação dos referenciais teóricos da teoria marxista postulada por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895), com contribuições de Fernandes (1988). Ademais, utilizou-se categorias de análise do método de Análise de Discurso, com contribuições principalmente de Orlandi (2013), Chaui (1991) e Thompson (2011), além da concepção de poder de Foucault (1979). No decorrer da análise, desprendeu-se da ideia de um discurso homogêneo, o enfoque foi nas possibilidades de interpretação por intermédio das pistas enunciativas evocadas pelos discursos em diferentes contextos de produção. Constatou-se que a sociedade representada no álbum por meio das classes dos porcos, cães e ovelhas denotam a essência da Luta de Classes, termo elencado pela teoria marxista e, que os discursos imbricados nestas relações de poder demonstram relações de forças. Concluiu-se, então, que no contexto do álbum, os porcos representam os detentores dos meios de produção, os cães, por sua vez, a classe média que busca ascensão e, por fim, as ovelhas, o proletariado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder (Ciências sociais) na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e revoluções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power (Social sciences) in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and revolutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Discurso e poder no álbum Animals, Pink Floyd | - |
Título: dc.title | Discourse and power in the album Animals, Pink Floyd | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: