
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pohlmann, Gabriela Grudka | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:53:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T13:53:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA E O DIREITO À DIFERENÇA: WEBSITE HISTÓRIA INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DE PROFESSORES COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705664 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, propõe a criação do História Inclusiva, que consiste na produção um website e um perfil no Instagram voltados para professores de história, tendo como temática o ensino de História para estudantes com deficiência intelectual. Procura discutir acerca da educação inclusiva no cotidiano docente, com o foco voltado para as suas contribuições para a construção da autonomia de estudantes com deficiência intelectual. A perspectiva de Jörn Rüsen a respeito da cognição histórica foi adotada como referencial teórico. Inspiradas na pedagogia emancipadora apresentada por Jacques Rancière e na compreensão de Carlos Skliar sobre a inclusão, conjuntamente com uma ampla discussão teórica, foram analisados os relatos sobre as práticas pedagógicas voltadas a estudantes com deficiência intelectual de seis profissionais de História que lecionam em escolas regulares da educação básica em Florianópolis, Santa Catarina. Utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário com questões abertas, as reflexões geradas pela análise qualitativa dos resultados demonstraram que as dificuldades de construir estratégias eficazes para promover o ensino de História aos estudantes com deficiência intelectual resulta de questões estruturais do sistema de ensino e de formações universitárias deficitárias com relação à Educação Inclusiva. As reflexões resultantes desta pesquisa originaram a criação de materiais digitais em duas plataformas diferentes: um website (https://inclusivahistoria.wixsite.com/historiainclusiva) e um perfil no Instagram (https://www.instagram.com/historiainclusiva/?hl=pt-br). Neles são apresentados textos de apoio e sugestões de práticas pedagógicas inclusivas aos colegas professores de História, com a intenção de contribuir com o aprimoramento de suas estratégias didáticas voltadas para a educação inclusiva. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E O DIREITO À DIFERENÇA: WEBSITE HISTÓRIA INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DE PROFESSORES COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GABRIELA POHLMANN - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705664/2/GABRIELA POHLMANN - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons