O ENSINO DE HISTÓRIA E O DIREITO À DIFERENÇA: WEBSITE HISTÓRIA INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DE PROFESSORES COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPohlmann, Gabriela Grudka-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T13:53:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T13:53:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA E O DIREITO À DIFERENÇA: WEBSITE HISTÓRIA INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DE PROFESSORES COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705664-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, propõe a criação do História Inclusiva, que consiste na produção um website e um perfil no Instagram voltados para professores de história, tendo como temática o ensino de História para estudantes com deficiência intelectual. Procura discutir acerca da educação inclusiva no cotidiano docente, com o foco voltado para as suas contribuições para a construção da autonomia de estudantes com deficiência intelectual. A perspectiva de Jörn Rüsen a respeito da cognição histórica foi adotada como referencial teórico. Inspiradas na pedagogia emancipadora apresentada por Jacques Rancière e na compreensão de Carlos Skliar sobre a inclusão, conjuntamente com uma ampla discussão teórica, foram analisados os relatos sobre as práticas pedagógicas voltadas a estudantes com deficiência intelectual de seis profissionais de História que lecionam em escolas regulares da educação básica em Florianópolis, Santa Catarina. Utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário com questões abertas, as reflexões geradas pela análise qualitativa dos resultados demonstraram que as dificuldades de construir estratégias eficazes para promover o ensino de História aos estudantes com deficiência intelectual resulta de questões estruturais do sistema de ensino e de formações universitárias deficitárias com relação à Educação Inclusiva. As reflexões resultantes desta pesquisa originaram a criação de materiais digitais em duas plataformas diferentes: um website (https://inclusivahistoria.wixsite.com/historiainclusiva) e um perfil no Instagram (https://www.instagram.com/historiainclusiva/?hl=pt-br). Neles são apresentados textos de apoio e sugestões de práticas pedagógicas inclusivas aos colegas professores de História, com a intenção de contribuir com o aprimoramento de suas estratégias didáticas voltadas para a educação inclusiva.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E O DIREITO À DIFERENÇA: WEBSITE HISTÓRIA INCLUSIVA COMO FERRAMENTA PARA O TRABALHO DE PROFESSORES COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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