
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Robson Rodrigo Pereira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:09:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T13:09:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PASSADO EM DISPUTA: POSSIBILIDADES DO PODCAST PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705660 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) trouxeram novos desafios à educação, assim, propomos a criação de podcasts pelo/a professor/a, como ferramenta para o ensino de História no Tempo Presente. O trabalho aborda a crescente guerra de informações e a amplificação de narrativas revisionistas e/ou negacionistas acerca de temas sensíveis, e de que forma elas podem alcançar a sala de aula, trazendo consigo desafios e possibilidades. O podcast produzido neste trabalho é proposto como material didático sobre a ditadura militar brasileira para alunos/as do 9o ano do ensino fundamental. Entendendo a sala de aula como lugar de construção do conhecimento histórico, a abordagem das disputas pelo passado através da utilização de podcasts pode aproximar alunos/as e professores/as, instigar a pesquisa, e possibilitar um ensino de História mais significativo para todos/as os/as envolvidos/as, unindo conhecimentos históricos e tecnológicos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Podcasts | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar Brasileira | pt_BR |
| Título: dc.title | PASSADO EM DISPUTA: POSSIBILIDADES DO PODCAST PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ROBSON FONSECA - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705660/2/ROBSON FONSECA - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons