Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carla Regina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-03T12:38:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-03T12:38:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO MUSEAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DOS AÇORES (BIGUAÇU S/C): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa discute as potencialidades do ensinar e aprender História em espaços não formais como os museus, apresentando para isso uma sequência didática destinada a estudantes da Educação Básica. Para discutir a aprendizagem histórica em espaços museais elegeu-se como tema: Educação Museal e aulas de História. Dentro desta temática, as exposições e expografia do Museu Etnográfico Casa dos Açores (localizado no município de Biguaçu, Santa Catarina), constituem-se como fontes de pesquisa e material didático para a sequência didática. Desta forma, elegeu- se o patrimônio cultural desta instituição como fonte a ser analisada. Ao considerar este um diálogo possível – Educação Museal e Ensino de História – percebeu-se a necessidade de elencar as seguintes categorias de análise: Educação Museal, Memória e História Local. Para tanto, esta dissertação está dividida em três capítulos. O objetivo do primeiro capítulo é entrelaçar possibilidades de se pensar o ensino de História no tempo presente através da Educação Museal, da História Local e da Memória. A apresentação do museu Casa dos Açores, suas exposições e expografia, bem como, a percepção do seu potencial educativo, consiste no foco do segundo capítulo. No terceiro capítulo, o destaque é a apresentação da sequência didática problematizadora construída a partir das questões estudadas e do acervo do referido museu. Para a reflexão sobre o tema pesquisado foram utilizados os trabalhos de Flores (1997), Albuquerque Júnior (2012), Rocha (2015), Meneses (2010), Ramos (2004), dentre outros. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Museal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu Etnográfico Casa dos Açores | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO MUSEAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DOS AÇORES (BIGUAÇU S/C): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CARLA DA SILVA - PROFHISTÓRIA UDESC.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705657/2/CARLA DA SILVA - PROFHISTÓRIA UDESC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons