EDUCAÇÃO MUSEAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DOS AÇORES (BIGUAÇU S/C): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carla Regina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T12:38:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T12:38:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO MUSEAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DOS AÇORES (BIGUAÇU S/C): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705657-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa discute as potencialidades do ensinar e aprender História em espaços não formais como os museus, apresentando para isso uma sequência didática destinada a estudantes da Educação Básica. Para discutir a aprendizagem histórica em espaços museais elegeu-se como tema: Educação Museal e aulas de História. Dentro desta temática, as exposições e expografia do Museu Etnográfico Casa dos Açores (localizado no município de Biguaçu, Santa Catarina), constituem-se como fontes de pesquisa e material didático para a sequência didática. Desta forma, elegeu- se o patrimônio cultural desta instituição como fonte a ser analisada. Ao considerar este um diálogo possível – Educação Museal e Ensino de História – percebeu-se a necessidade de elencar as seguintes categorias de análise: Educação Museal, Memória e História Local. Para tanto, esta dissertação está dividida em três capítulos. O objetivo do primeiro capítulo é entrelaçar possibilidades de se pensar o ensino de História no tempo presente através da Educação Museal, da História Local e da Memória. A apresentação do museu Casa dos Açores, suas exposições e expografia, bem como, a percepção do seu potencial educativo, consiste no foco do segundo capítulo. No terceiro capítulo, o destaque é a apresentação da sequência didática problematizadora construída a partir das questões estudadas e do acervo do referido museu. Para a reflexão sobre o tema pesquisado foram utilizados os trabalhos de Flores (1997), Albuquerque Júnior (2012), Rocha (2015), Meneses (2010), Ramos (2004), dentre outros.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Musealpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Etnográfico Casa dos Açorespt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO MUSEAL E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DOS AÇORES (BIGUAÇU S/C): UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons