Propostas curriculares e o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo: entre Orientações, Direitos e Currículo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEODORO, Juliana Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T13:19:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T13:19:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
identificador: dc.identifier.otherPropostas curriculares e o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo: entre Orientações, Direitos e Currículopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705638-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa analisa as trocas e implementações das Propostas Curriculares e o Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal da cidade de São Paulo entre o período de 2007 a 2017. Neste sentido procurou-se investigar as prescrições curriculares, as interpretações e os saberes docentes a elas relacionadas no contexto de formação de docentes. Para tanto a pesquisa desenvolveu-se em torno de dois eixos: a análise comparativa das prescrições curriculares com base na História Social do Currículo fundamentada nas contribuições de Goodson (2008) e Apple (1982) e a análise dos registros produzidos pelos docentes na JEIF (Jornada Especial Integral de Formação Docente) investigadas à luz dos estudos de Bittencourt (1997, 2004, 2018), Chaui (1989), Ball (1992, 2002) e Shiroma, Garcia e Campos (2005). Ambas as análises foram compreendidas a partir dos conceitos de Culturas Escolares (Viñao,2007) e dos Saberes Docentes (Tardif, 2014). Ao analisarmos o lugar do ensino de História e a influência das leis étnico-raciais, nos anos iniciais, nos referenciamos nos estudos de Carvalho (2014, 2018, 2020), Soares (2008, 2009s, 2018), Fonseca (2009), Mattos (2003), Miranda (2007), Menezes e Silva (2007) e Oliveira (2003, 2011, 2013). Por fim, com base nos resultados da pesquisa formulamos um documento colaborador para discussões na formação em “JEIF”, procurando dialogar com as principais dúvidas encontradas sobre o ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental, a fim de contribuir com o debate nos campos da Educação e do Ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.242Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPropostas Curriculares, História Social do Currículo, Saberes Docentes, Ensino de História nos Anos Iniciais, Leis Étnico-Raciais, ProfHistóriapt_BR
Título: dc.titlePropostas curriculares e o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo: entre Orientações, Direitos e Currículopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons