Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMINTAS JORGE, VICENTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T18:11:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T18:11:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Final_com_ficha_catalografica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho pretende favorecer uma aproximação da Ciência com a sua história. Mas não se restringe a isso. Realiza também uma análise da pertinência e importância do ensino de Ciências de forma contextualizada temporalmente e espacialmente. A partir de uma pesquisa qualitativa adquiriu-se uma imagem, o mais fiel possível, da forma como a ciência é encarada e trabalhada dentro do instituto educacional em que o autor leciona, o IFRN, mais especificamente no campus em que atuo, Campus Santa Cruz-RN e nos cursos de licenciatura ofertados pelo mesmo (Licenciatura em Física e em Matemática). A partir de tal pesquisa obteve-se uma visão de ciência característica que guiou este trabalho na construção de uma ação transformadora: a elaboração de uma disciplina curricular de História da Ciência a ser proposta ao instituto como matéria eletiva destes cursos. Essas ações pretendem, como exposto no início deste resumo, uma necessária e muito útil aproximação do conhecimento científico com a sua historicidade pois só assim teremos um ensino de ciência mais humano, mais próximo e mais reflexivo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; História da Ciência. IFRN. Ensino de Ciências. Historicidade. Conhecimento Científico. | pt_BR |
Título: dc.title | POR UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FAZER CIENTÍFICO: O ENSINO DE HISTÓRIA E A HISTÓRIA DA CIENCIA NO IFRN | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | “Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Final_com_ficha_catalografica.pdf | TExto | 2,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705623/2/Final_com_ficha_catalografica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons