RISCO GEOLÓGICO, CONHECER PARA PREVENIR: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBU

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, Aline Mattos de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-31T20:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-31T20:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
identificador: dc.identifier.otherMECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ALINE MATTOS DE SOUZA MARQUESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705578-
Resumo: dc.description.abstractEste material educativo é resultado do projeto de pesquisa de mestrado intitulado “Uma aula de campo na Rampa do Urubu: percepção do risco geológico no ensino de geociências”, desenvolvido em 2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Vila Velha. O objetivo da investigação foi analisar as etapas de uma aula de campo enquanto Metodologia pedagógica para o ensino de Geociências – Percepção do Risco Geológico, a partir da Rampa do Urubu em Viana/ES, por meio de atividades dinâmicas no ensino de conteúdos em uma aula de campo, tendo como pressupostos a leitura crítica de mundo e do ambiente. A elaboração de materiais educativos é uma exigência dos mestrados profissionais na área de ensino. Por isso, criamos este guia didático com objetivo de auxiliar os professores da educação básica no planejamento e elaboração e execução de aulas de campo em espaços não formais. As experiências aqui descritas foram construídas a partir da aplicação dessa proposta metodológica junto aos estudantes da 3º série do Ensino Médio noturno, matriculados em uma escola pública localizada no município de Viana – ES, durante a realização de uma saída a campo para a Rampa do Urubu, no bairro Universal/Viana-ES, em novembro de 2021. As propostas pedagógicas temáticas são baseadas nos fundamentos da aula de campo investigativa, a fim de promover a alfabetização científica e estimular professores e alunos a exercerem de forma criativa o exercício da cidadania plena. A Rampa do Urubu é um espaço não formal grandioso, marcando a paisagem do Município de Viana-ES. O espaço possui diversas feições que proporcionam momentos de apreciação e seu entorno está marcado por atividades esportivas, como trilhas de bicicletas, parapentes e outros. No entanto, é considerada uma área de Risco Geológico muito alto, devido a sua formação geológica e a sua geomorfologia, além do crescimento urbano região. Assim, acreditamos que os espaços e paisagens apresentados nesse guia didático contribuem para efetiva intervenção pedagógica na Rampa do Urubu.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,48 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de campo. Espaço não-formal. Risco geológicopt_BR
Título: dc.titleRISCO GEOLÓGICO, CONHECER PARA PREVENIR: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons