Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, Aline Mattos de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-31T20:03:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-31T20:03:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ALINE MATTOS DE SOUZA MARQUES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705578 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material educativo é resultado do projeto de pesquisa de mestrado intitulado “Uma aula de campo na Rampa do Urubu: percepção do risco geológico no ensino de geociências”, desenvolvido em 2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Vila Velha. O objetivo da investigação foi analisar as etapas de uma aula de campo enquanto Metodologia pedagógica para o ensino de Geociências – Percepção do Risco Geológico, a partir da Rampa do Urubu em Viana/ES, por meio de atividades dinâmicas no ensino de conteúdos em uma aula de campo, tendo como pressupostos a leitura crítica de mundo e do ambiente. A elaboração de materiais educativos é uma exigência dos mestrados profissionais na área de ensino. Por isso, criamos este guia didático com objetivo de auxiliar os professores da educação básica no planejamento e elaboração e execução de aulas de campo em espaços não formais. As experiências aqui descritas foram construídas a partir da aplicação dessa proposta metodológica junto aos estudantes da 3º série do Ensino Médio noturno, matriculados em uma escola pública localizada no município de Viana – ES, durante a realização de uma saída a campo para a Rampa do Urubu, no bairro Universal/Viana-ES, em novembro de 2021. As propostas pedagógicas temáticas são baseadas nos fundamentos da aula de campo investigativa, a fim de promover a alfabetização científica e estimular professores e alunos a exercerem de forma criativa o exercício da cidadania plena. A Rampa do Urubu é um espaço não formal grandioso, marcando a paisagem do Município de Viana-ES. O espaço possui diversas feições que proporcionam momentos de apreciação e seu entorno está marcado por atividades esportivas, como trilhas de bicicletas, parapentes e outros. No entanto, é considerada uma área de Risco Geológico muito alto, devido a sua formação geológica e a sua geomorfologia, além do crescimento urbano região. Assim, acreditamos que os espaços e paisagens apresentados nesse guia didático contribuem para efetiva intervenção pedagógica na Rampa do Urubu. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,48 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de campo. Espaço não-formal. Risco geológico | pt_BR |
Título: dc.title | RISCO GEOLÓGICO, CONHECER PARA PREVENIR: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBU | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons