O USO DE PODCAST PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO E DIFUSÃO COM/PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, JOÃO PAULO DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T11:43:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T11:43:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO USO DE PODCAST PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO E DIFUSÃO COM/PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705474-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos anos, as transformações ocasionadas pelos novos recursos tecnológicos promoveram mudanças significativas nas formas como interagimos com os diferentes meios, nas construções narrativas e até na nossa percepção de tempo. Em nossas atividades cotidianas, recebemos o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que provocaram intensas mudanças sociais, sendo responsáveis por criar novas formas de convivência e interação. Dentro desse contexto, refletir sobre o ensino de história e os desafios no campo da educação em meio a explosão tecnológica e de comunicação na “Era Digital” e dos novos sujeitos virtuais, se faz de grande importância. Pensar nos desafios que fazem parte do cotidiano do professor de história, relacionado a um mundo cada vez mais conectado e com acesso à informação, mostra que é preciso integrar e utilizar aparatos tecnológicos enquanto recursos pedagógicos para aulas mais interativas e significativas. Nessa conjectura, apresenta-se formidável a investigação da utilização das TICs e, no caso deste trabalho, da ferramenta podcast e suas possibilidades de mediação para o ensino e aprendizagem de história bem como suas narrativas. Deste modo, tem-se como um dos focos da pesquisa analisar o potencial da criação de ambientes colaborativos através de plataformas digitais, em especial a viabilidade da produção e difusão de conteúdos históricos, feito com/para os estudantes e professores do Ensino Médio, através de uma linguagem digital, o podcast. Portanto, a pesquisa procura discutir algumas das vantagens e desafios do uso das novas tecnologias em sala de aula, especialmente a partir da mídia podcast, para o ensino e aprendizagem de história, procurando com isso fazer uma relação entre educação, o lugar do historiador, do professor de história e do próprio ensino de história nos dias atuais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Metodologias Ativas. Tecnologias. Podcast.pt_BR
Título: dc.titleO USO DE PODCAST PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO E DIFUSÃO COM/PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons