VERA-MT E O ENSINO DE HISTÓRIA: COLONIZAÇÃO, SUJEITOS INVISIBILIZADOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRossato, João Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-25T14:55:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-25T14:55:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherJoão Carlos Rossato - Dissertação - ProfHistória-UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705463-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação buscou inserir a história local como um campo de pesquisa tendo como contexto de estudo o município de Vera, Mato Grosso, localizado a 461 Km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cuja história teve início na década de 1970, com a chegada da colonizadora Sinop. Apresenta como problemática a falta de material didático para se trabalhar com a história local no ensino fundamental e médio. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo estudar a história deste município ressaltando a participação de alguns sujeitos como os indígenas, mulheres e nordestinos invisibilizados nas narrativas existentes. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de um livro paradidático em formato de oficinas para ser utilizado por professores(as) com seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental, bem como dos anos iniciais do ensino médio. Ainda, tem como referencial a concepção de aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca. O paradidático contemplará ainda oficinas com a parte da história e patrimônio deste município. Então, o estudo compreendeu a revisão da literatura realizada com intuito de fundamentação teórica, análise documental, jornais e revistas, bem como a problematização da produção historiográfica local para levantamento de dados sobre o município. Dessa forma, as atividades foram propostas de acordo com documentos e fontes variadas a fim de estimular a ação-reflexão dos estudantes. Consequentemente, favorecendo a participação no processo histórico e, ainda, contribuindo com a formação de uma consciência histórica nos/as estudantes, assim, tornando-os sujeitos históricos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVera – Mato Grossopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula-Oficinapt_BR
Título: dc.titleVERA-MT E O ENSINO DE HISTÓRIA: COLONIZAÇÃO, SUJEITOS INVISIBILIZADOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons