Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Piron Branco, Janaina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-25T12:14:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-25T12:14:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória_Janaína Piron Branco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705458 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades da autobiografia no ensino de história, demonstrando o potencial em valorizar e historicizar as histórias individuais de nossos alunos para se perceberem como sujeitos históricos e como a história coletiva está presente nas histórias individuais, identificando contextos e conceitos históricos relacionados à história maior. Nessa perspectiva, foram utilizados na fundamentação teórica escritos de Flávia Eloisa Caimi (2006),Thais Nívia de Lima e Fonseca (2012), Isabel Barca (2004), Jorge Larrosa Bondía (2002), Chevallard (1991) e Ana Maria Monteiro (2019), em conjunto com documentos norteadores da Educação Básica (DCEs, BNCC e CREP). Além disso, as críticas trazidas a tais documentos por Nilton Mulleti Pereira e Maria Cristina de Matos Rodrigues (2018), Paulo Eduardo Dias de Mello (2016), a fim de tratar das relações de ensino e aprendizagem na atualidade, suas realidades e seus desafios. Para tratar da Biografia e da Autobiografia como gêneros historiográficos aliados ao ensino de História, foram apresentadas ideias de Gilberto Velho (2003), Benito Schmidt (2003), Verena Alberti (2006) e Kalina Silva (2010). Substituindo uma aula de sentidos prontos e estabelecidos, é possível despertar nos alunos o interesse pela história e contribuir com a construção do conhecimento. Os resultados foram satisfatórios, devido ao envolvimento despertado nos alunos e o prazer que a maioria demonstrou em escrever suas histórias. No momento de apresentação das autobiografias, os alunos foram orientados a analisar as histórias individuais por meio de uma ficha, observando os eixos que apareciam de forma recorrente nas autobiografias, comentando suas percepções. Como parte propositiva, apresento um material destinado aos professores da rede básica, uma sequência didática que mostra a possibilidade de trabalho com a autobiografia na aula de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem e História | pt_BR |
Título: dc.title | A autobiografia no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação ProfHistória_Janaína Piron Branco.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705458/2/Dissertação ProfHistória_Janaína Piron Branco.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons