Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Edson Vaz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARMO, Alex Bellucco do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-19T20:29:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-19T20:29:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional PPGECMT_Edson Vaz Lopes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705379 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse livro é um guia de como implementar uma sequência didática sobre robótica no ensino médio. Esse material é o resultado de um trabalho extenso, realizado durante o decorrer do Mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Apresentamos aqui, um refinamento das atividades que foram implementadas numa escola pública de ensino médio na cidade de Joinville, após serem transcritas e analisadas. Para o desenvolvimento dos trabalhos, partimos da motivação que consiste na visível dificuldade dos professores do ensino médio em trazer para suas práticas, temáticas e/ou técnicas ou tecnologias de ensino que possam retornar resultados que, de fato, promovam a alfabetização científica, que proporcione um aprendizado mais sólido e atrativo à realidade cotidiana dos nossos estudantes. A sequência didática em questão, sobre robôs seguidores de linha e sensores, é dividida em ciclos investigativos que, foram divididos em fases de investigação. A estruturação didática em torno do ensino por investigação, para promover a alfabetização científica, foi um caminho que nos permitiu chegar aonde desejávamos no contexto da pesquisa e acreditamos ser perfeitamente possível replicar esses resultados se observarmos os encaminhamentos da sequência didática, nesse documento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3212 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | robótica educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | eletromagnetismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna e contemporânea | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
Título: dc.title | Sensores e alfabetização científica: investigando a robótica e suas implicações na sociedade e meio ambiente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECMT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional PPGECMT_Edson Vaz Lopes.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705379/2/Produto Educacional PPGECMT_Edson Vaz Lopes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons