Sensores e alfabetização científica: investigando a robótica e suas implicações na sociedade e meio ambiente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Edson Vaz-
Autor(es): dc.contributor.authorCARMO, Alex Bellucco do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-19T20:29:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-19T20:29:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional PPGECMT_Edson Vaz Lopespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705379-
Resumo: dc.description.abstractEsse livro é um guia de como implementar uma sequência didática sobre robótica no ensino médio. Esse material é o resultado de um trabalho extenso, realizado durante o decorrer do Mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Apresentamos aqui, um refinamento das atividades que foram implementadas numa escola pública de ensino médio na cidade de Joinville, após serem transcritas e analisadas. Para o desenvolvimento dos trabalhos, partimos da motivação que consiste na visível dificuldade dos professores do ensino médio em trazer para suas práticas, temáticas e/ou técnicas ou tecnologias de ensino que possam retornar resultados que, de fato, promovam a alfabetização científica, que proporcione um aprendizado mais sólido e atrativo à realidade cotidiana dos nossos estudantes. A sequência didática em questão, sobre robôs seguidores de linha e sensores, é dividida em ciclos investigativos que, foram divididos em fases de investigação. A estruturação didática em torno do ensino por investigação, para promover a alfabetização científica, foi um caminho que nos permitiu chegar aonde desejávamos no contexto da pesquisa e acreditamos ser perfeitamente possível replicar esses resultados se observarmos os encaminhamentos da sequência didática, nesse documento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3212 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectrobótica educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteletromagnetismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporâneapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização científicapt_BR
Título: dc.titleSensores e alfabetização científica: investigando a robótica e suas implicações na sociedade e meio ambientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECMTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons