Vídeo animação: Como fazer uma boa pesquisa escolar no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOTA, Jacqueline Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-19T17:58:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-19T17:58:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
identificador: dc.identifier.otherVídeo animação: Como fazer uma boa pesquisa escolar no ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705378-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional constitui-se como um conjunto de vídeos com apresentação animada resultante da dissertação intitulada: ‘Aprender pela pesquisa: desafios do letramento informacional no ensino médio de uma escola estadual de Aparecida de Goiânia-GO’ desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2020 e 2022. O conteúdo dos vídeos de animação abarca conceitos e reflexões relativos a padrões de letramento informacional para a educação básica fundamentado principalmente na literatura de Gasque (2012; 2020) e no estudo de caso com abordagem qualitativa realizada com aplicação de questionário aos estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Nova Era. A base teórica da dissertação está apoiada na abordagem sobre o processo de referência do autor da área de Biblioteconomia Grogan (2001), que é designado como o reconhecimento de uma necessidade informacional pelo estudante para resolução de um assunto, utilizando os passos a) problema; b) necessidade de informação; c) questão inicial e negociada; d) estratégia e processo de busca. E também autores das áreas da Educação e da Biblioteconomia, Campello (2009); Demo (2015); Bagno (2000) e outros. Foram elaborados 06 vídeos apresentando os seguintes módulos: O que é pesquisa; Letramento informacional e Biblioteca; Informação e Conhecimento; Recursos para busca de informação; Plágio em pesquisas acadêmicas/científicas; Normas de trabalhos acadêmicos. Os vídeos foram produzidos utilizando a plataforma Powtoon e disponibilizados publicamente no Youtube e Educapes reconhecendo a importância das tecnologias para obter maior alcance, atrair e engajar os estudantes. Este produto tem o objetivo de promover práticas que incentivem habilidades como o conhecimento do processo de busca, seleção, acesso e uso de informação para embasamento das pesquisas escolares e científicas, e assim fomentar o letramento informacional na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1036 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleVídeo animação: Como fazer uma boa pesquisa escolar no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons