Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Cláudio Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Lucas Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-19T10:59:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-19T10:59:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem Matemática - Ensinando Matemática com Teodolito Caseiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705375 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado(a)s colegas de profissão – professores e professoras que ensinam matemática, este material teve como origem a disciplina Modelagem no Ensino de Matemática, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – PPGEM/UEPA, ministrada pelo Professor Dr. Fábio José da Costa Alves. A temática aqui apresentada para vocês, é sobre construção e uso de um teodolito caseiro, como proposta de um modelo matemático aplicado ao ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo, para auxiliar na resolução de problemas matemáticos do cotidiano dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O teodolito é um instrumento óptico, atualmente utilizado por topógrafos, agrimensores e engenheiros na medição de ângulos verticais e horizontais, com o objetivo de obter medidas de distâncias teoricamente inacessíveis. O desenvolvimento desta atividade permitirá aos alunos a compreensão e a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala de aula. Além disso, mostrará a importância que a Matemática tem em resolução de situações problemas do nosso cotidiano. Apresentamos uma sugestão de exercícios que o professor poderá utilizar na parte introdutória do conteúdo, a fim de familiarizar o aluno na construção dos conceitos das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Apresentamos também, exercício como sugestão de demonstração de algumas aplicações práticas e cotidianas relacionadas a trigonometria. Assim, visamos tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e interativas por meio de uma proposta de ensino inovadora. Sugestões e críticas que visem o aperfeiçoamento deste trabalho serão sempre aceitas. Boa leitura e excelente trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 766 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Métricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teodolito Caseiro | pt_BR |
Título: dc.title | Modelagem Matemática: Ensinando Matemática com Teodolito Caseiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LIVRO - Modelagem - Cláudio e Lucas.pdf | 765.31 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705375/1/LIVRO - Modelagem - Cláudio e Lucas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: