Modelagem Matemática: Ensinando Matemática com Teodolito Caseiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Cláudio Lima da-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Lucas Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-19T10:59:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-19T10:59:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-18-
identificador: dc.identifier.otherModelagem Matemática - Ensinando Matemática com Teodolito Caseiropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705375-
Resumo: dc.description.abstractPrezado(a)s colegas de profissão – professores e professoras que ensinam matemática, este material teve como origem a disciplina Modelagem no Ensino de Matemática, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – PPGEM/UEPA, ministrada pelo Professor Dr. Fábio José da Costa Alves. A temática aqui apresentada para vocês, é sobre construção e uso de um teodolito caseiro, como proposta de um modelo matemático aplicado ao ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo, para auxiliar na resolução de problemas matemáticos do cotidiano dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O teodolito é um instrumento óptico, atualmente utilizado por topógrafos, agrimensores e engenheiros na medição de ângulos verticais e horizontais, com o objetivo de obter medidas de distâncias teoricamente inacessíveis. O desenvolvimento desta atividade permitirá aos alunos a compreensão e a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala de aula. Além disso, mostrará a importância que a Matemática tem em resolução de situações problemas do nosso cotidiano. Apresentamos uma sugestão de exercícios que o professor poderá utilizar na parte introdutória do conteúdo, a fim de familiarizar o aluno na construção dos conceitos das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Apresentamos também, exercício como sugestão de demonstração de algumas aplicações práticas e cotidianas relacionadas a trigonometria. Assim, visamos tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e interativas por meio de uma proposta de ensino inovadora. Sugestões e críticas que visem o aperfeiçoamento deste trabalho serão sempre aceitas. Boa leitura e excelente trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent766pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Métricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeodolito Caseiropt_BR
Título: dc.titleModelagem Matemática: Ensinando Matemática com Teodolito Caseiropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais