Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PANTOJA, Cleidivaldo Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-19T13:35:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-19T13:35:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Uma alternativa didática ao ensino de inequações exponenciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705355 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência de atividades para o ensino de Inequação Exponencial foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Inequação Exponencial. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar Inequação Exponencial por meio da instrumentação do recurso Geogebra e promovendo o registro de representações do objeto matemático Inequação Exponencial. Ao longo de nossa pesquisa identificamos as dificuldades de ensino e aprendizagem no estudo de Inequações, em especial das exponenciais e que apesar do currículo escolar de matemática faça forte indicação de uso de diversificadas metodologias de ensino e uso de tecnologias, ainda existem muitas dúvidas sobre como elaborar atividades que promovam um ensino de matemática menos frustrante para o estudante e mais acessível para a prática do professor. Assim, nesse sentido: “ [...]coloca-nos frente ao desafio de oferecer um ensino em que o estudante se destaque como protagonista do processo de aprendizagem, desenvolve sua autonomia de pensamento, tirando conclusões e atribuindo significados ao conhecimento adquirido [...] o uso de ferramentas tecnológicas, desenvolvimento da autonomia do aluno e o ensino da Matemática [...] estimula a criatividade e desafia a mesmice conservadora do ensino da Matemática”. (SÁ & SALGADO, 2015, p. 8) Atrelado a esse princípio do desenvolvimento da autonomia, construímos uma sequência de atividades orientadas por um protocolo escrito que adota como recurso didático o GeoGebra, software de geometria dinâmica de domínio público, nos termos da GNU, General Public License. Esse software combina diversas formas de representações de determinados objetos matemáticos, inclusive das Inequações Exponenciais e pode ser utilizado com ou sem internet em celulares, tablets ou computadores. Tal recurso, foi adotado segundo a gênese instrumental de Rabardel (1995), onde é definido como artefato/ferramenta de mediação da aprendizagem, e com base na Semiótica de Duval (2003), no nosso caso de Inequações Exponenciais, para proporcionar ao educando o desenvolvimento das habilidades de formar, tratar e converter diferentes representações desse objeto matemático, sendo que com a fusão desse artefato/ferramenta com os protocolos escritos (esquemas de utilização) da sequência de atividades, obtivemos a construção de um instrumento de ensino e aprendizagem de Inequações Exponenciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1060 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Inequações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | Uma alternativa didática ao ensino de inequações exponenciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educativo Cleidivaldo Corrêa Pantoja VF.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705355/1/Produto Educativo Cleidivaldo Corrêa Pantoja VF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: