Uma alternativa didática ao ensino de inequações exponenciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPANTOJA, Cleidivaldo Corrêa-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-19T13:35:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-19T13:35:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Uma alternativa didática ao ensino de inequações exponenciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705355-
Resumo: dc.description.abstractA sequência de atividades para o ensino de Inequação Exponencial foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem de Inequação Exponencial. Trata-se de um produto didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar Inequação Exponencial por meio da instrumentação do recurso Geogebra e promovendo o registro de representações do objeto matemático Inequação Exponencial. Ao longo de nossa pesquisa identificamos as dificuldades de ensino e aprendizagem no estudo de Inequações, em especial das exponenciais e que apesar do currículo escolar de matemática faça forte indicação de uso de diversificadas metodologias de ensino e uso de tecnologias, ainda existem muitas dúvidas sobre como elaborar atividades que promovam um ensino de matemática menos frustrante para o estudante e mais acessível para a prática do professor. Assim, nesse sentido: “ [...]coloca-nos frente ao desafio de oferecer um ensino em que o estudante se destaque como protagonista do processo de aprendizagem, desenvolve sua autonomia de pensamento, tirando conclusões e atribuindo significados ao conhecimento adquirido [...] o uso de ferramentas tecnológicas, desenvolvimento da autonomia do aluno e o ensino da Matemática [...] estimula a criatividade e desafia a mesmice conservadora do ensino da Matemática”. (SÁ & SALGADO, 2015, p. 8) Atrelado a esse princípio do desenvolvimento da autonomia, construímos uma sequência de atividades orientadas por um protocolo escrito que adota como recurso didático o GeoGebra, software de geometria dinâmica de domínio público, nos termos da GNU, General Public License. Esse software combina diversas formas de representações de determinados objetos matemáticos, inclusive das Inequações Exponenciais e pode ser utilizado com ou sem internet em celulares, tablets ou computadores. Tal recurso, foi adotado segundo a gênese instrumental de Rabardel (1995), onde é definido como artefato/ferramenta de mediação da aprendizagem, e com base na Semiótica de Duval (2003), no nosso caso de Inequações Exponenciais, para proporcionar ao educando o desenvolvimento das habilidades de formar, tratar e converter diferentes representações desse objeto matemático, sendo que com a fusão desse artefato/ferramenta com os protocolos escritos (esquemas de utilização) da sequência de atividades, obtivemos a construção de um instrumento de ensino e aprendizagem de Inequações Exponenciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1060pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Inequaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleUma alternativa didática ao ensino de inequações exponenciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais