Diagnóstico Base de um Planejamento Estratégico Eficaz nas Instituições Públicas de Ensino Superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha Júnior, Walmor Galvão da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-18T14:00:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-18T14:00:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-18-
identificador: dc.identifier.otherDiagnóstico Base de um Planejamento Estratégico Eficaz nas Instituições Públicas de Ensino Superior-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705342-
Resumo: dc.description.abstractEssa obra é fruto de uma pesquisa de mestrado em Administração do egresso da Universidad de la Integración de las Américas, Walmor Galvão da Cunha Júnior. O autor tem como objetivo principal: identificar as condições necessárias para a implantação de um planejamento estratégico, como forma de se contribuir para uma gestão eficaz no Centro de Ciências Exatas da Natureza – CCEN, mediante a aplicação de um diagnóstico estratégico. Nesse contexto, o autor elaborou um Diagnóstico Estratégico detalhado sobre a situação atual baseado na matriz SWOT do Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN, órgão da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, instituição pública de ensino, como requisito para a implantação do Planejamento Estratégico. Walmor Galvão apresentou os conceitos e definições sobre a fundamentação teórica do tema, tais como: teoria das organizações; organização pública, educativa e educativa superior; educação superior no Brasil; universidades públicas no Brasil; diagnóstico estratégico; planejamento estratégico; matriz SWOT e gestores estratégicos. Neste estudo, o desenho foi o não experimental, posto que não existiu modificação do ambiente pesquisado, o tempo foi o transversal e a coleta das informações ocorreu em um único período tendo como referência o primeiro semestre de 2014. Sendo assim, durante o processo, foram aplicados questionários para fins de elaboração da fundamentação dos objetivos gerais e específicos. O autor destaca as questões constantes no roteiro de entrevistas realizadas com as categorias participantes da pesquisa: docentes; colaboradores e alunos de graduação e de pós-graduação. Em seguida, de acordo com a técnica da matriz SWOT, foram elaboradas as prioridades mais relevantes dos pontos em questão dentro dos cenários internos e externos bem como suas variáveis: forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Por conseguinte foi realizado o cruzamento das informações dos quatro quadrantes, de forma a obter estratégias importantes. O autor destaca em suma que esse estudo facilita a gestão na medida em que as pessoas chave poderão elaborar um processo de planejamento estratégico, com o intuito de alavancar os objetivos de desenvolvimento da instituição.-
Tamanho: dc.format.extent3862-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectDiagnóstico Base-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectEficaz-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições Públicas de Ensino Superior-
Título: dc.titleDiagnóstico Base de um Planejamento Estratégico Eficaz nas Instituições Públicas de Ensino Superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons