ENSINO E APRENDIZAGEM DE VOLUME DE PARALELEPÍPEDO: USO E CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCORDEIRO, Cledyana Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-07T08:37:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-07T08:37:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
identificador: dc.identifier.otherEnsino e Aprendizagem de volume de paralelepípedo - uso e construção de aplicativos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705126-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração deste trabalho teve sua origem na disciplina de Tecnologias de Informática aplicada ao ensino de matemática do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, o mesmo foi idealizado e desenvolvido com o apoio do Professor Doutor Fábio José da Costa Alves junto ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. A proposta desenvolvida no trabalho consiste na elaboração de um tutorial de um aplicativo para smartphones para realizar o cálculo do volume de paralelepípedos. A criação e desenvolvimento do aplicativo se deu por meio de Ambiente Integral de desenvolvimento-IDE App Inventor 2. Esta ferramenta possibilita um ambiente de programação livre no qual professores e alunos podem ter acesso de forma gratuita. O App inventor é um Software web criado pelo MIT- Massachusetts institute of tecnology; por meio desta ferramenta tem-se a possibilidade da criação de inúmeras atividades, desenvolvimento de aplicativos que podem ser usados em diversos dispositivos com sistema Androide, este sistema geralmente é usado em celulares smartphones e Tabletes. Com o cresce número de pessoas que usufruem da tecnologia, tem sido comum que crianças, adolescente e jovens carreguem consigo seus tabletes e celulares. Em vista disso, temos como proposta fazer uso dessas ferramentas em salas de aula usufruindo do acesso à tecnologia como ferramenta para educação. Ao se trata do ensino de matemática o uso desta ferramenta possibilita inovação e interação, saindo do clássico e corriqueiro quadro com cálculos. Este trabalho tem como público alvo professores de matemática, alunos da graduação e pós-graduação, em especial aqueles educadores matemáticos buscam ensinar matemática de forma a mostrar muito mais de cálculos e demonstrações, sempre buscando inovar, aprender, reaprender para assim se tornar aquele professor e profissional que buscar ser e oferecer o seu melhor para a educação desta geração.-
Tamanho: dc.format.extent4923-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectApp Iventor-
Palavras-chave: dc.subjectVolume-
Palavras-chave: dc.subjectParalelepípedo-
Título: dc.titleENSINO E APRENDIZAGEM DE VOLUME DE PARALELEPÍPEDO: USO E CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
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