Pedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações do Currículo Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Jacqueline de Moura-
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Roberta Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-30T10:17:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-30T10:17:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://guiacurriculoalternancia.wordpress.com/-
identificador: dc.identifier.otherPedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações do Currículo Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704921-
Resumo: dc.description.abstractEste é um guia que propõe orientar os usuários do site: Pedagogia da Alternância: Diretrizes e operações do Currículo Integrado a navegarem de forma eficiente e satisfatória. O site guiacurriculoalternancia.wordpress.com está vinculado ao site oficial do IFNMG (www.ifnmg.edu.br), especificamente na barra do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do FNMG Campus Almenara. O site tem como objetivo auxiliar educadores e estudantes da área de educação, no desenvolvimento e implantação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (ETP) presentes nos pilares e mediações didático-pedagógicos da Pedagogia da Alternância. Este site é fruto de uma construção científica educacional elaborado com base na pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Montes Claros intitulada: CURRÍCULO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, EM REGIME DE ALTERNÂNCIA NO IFNMG–CAMPUS ALMENARA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS desenvolvido pela mestre Jacqueline de Moura Ferreira, sob a orientação da professora Dra. Roberta Pereira Matos. O produto se enquadra como (i) material didático e instrucional – página de internet, conforme orientação na Plataforma Sucupira (CAPES, 2019), e a Linha de pesquisa é Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Além da experiência da Pedagogia da Alternância no IFNMG-Campus Almenara, locus da pesquisa, a elaboração do site contou com levantamento bibliográfico acerca da Pedagogia da Alternância, do currículo integrado, do ensino médio integrado e da relação desta metodologia pedagógica com a integração curricular, com a Educação do Campo e com a Educação Profissional Científica e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSitept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titlePedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações do Currículo Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons