Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Jacqueline de Moura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Roberta Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-30T10:17:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-30T10:17:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://guiacurriculoalternancia.wordpress.com/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Pedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações do Currículo Integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704921 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é um guia que propõe orientar os usuários do site: Pedagogia da Alternância: Diretrizes e operações do Currículo Integrado a navegarem de forma eficiente e satisfatória. O site guiacurriculoalternancia.wordpress.com está vinculado ao site oficial do IFNMG (www.ifnmg.edu.br), especificamente na barra do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, em Regime de Alternância do FNMG Campus Almenara. O site tem como objetivo auxiliar educadores e estudantes da área de educação, no desenvolvimento e implantação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (ETP) presentes nos pilares e mediações didático-pedagógicos da Pedagogia da Alternância. Este site é fruto de uma construção científica educacional elaborado com base na pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Montes Claros intitulada: CURRÍCULO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, EM REGIME DE ALTERNÂNCIA NO IFNMG–CAMPUS ALMENARA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS desenvolvido pela mestre Jacqueline de Moura Ferreira, sob a orientação da professora Dra. Roberta Pereira Matos. O produto se enquadra como (i) material didático e instrucional – página de internet, conforme orientação na Plataforma Sucupira (CAPES, 2019), e a Linha de pesquisa é Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Além da experiência da Pedagogia da Alternância no IFNMG-Campus Almenara, locus da pesquisa, a elaboração do site contou com levantamento bibliográfico acerca da Pedagogia da Alternância, do currículo integrado, do ensino médio integrado e da relação desta metodologia pedagógica com a integração curricular, com a Educação do Campo e com a Educação Profissional Científica e Tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Site | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Pedagogia da Alternância: Diretrizes e Operações do Currículo Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons