Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Ayandara Pozzi de Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-29T14:37:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-29T14:37:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EDUCIMAT | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704915 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro corresponde ao Volume II da Série “Formação Docente e a Metodologia concept study”, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo – Gepem-ES. Tem como objetivo principal retratar ações desenvolvidas durante um curso de formação continuada ocorrido no segundo semestre de 2019, com professores que ensinam Matemática. Essa experiência de formação corresponde ao meio de produção de dados da pesquisa “Concept study na formação de professores que ensinam matemática: um estudo colaborativo do conceito de área para o ensino” do Programa de Pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. O foco da pesquisa objetivou analisar uma formação continuada, embasada no concept study, com vistas à (re)significação de saberes docentes do conceito de área para o ensino. Ao reconhecer a existência de saberes próprios e necessários à docência (PAIVA, 2018) e que tais saberes são dinâmicos e emergentes da própria prática profissional (DAVIS; RENERT, 2014), nos propomos a desenvolver uma formação pautada em processos colaborativos e discussões coletivas que valorizassem os saberes emergentes da prática docente. Com essa concepção, a formação aqui apresentada embasou-se na metodologia concept study, estrutura colaborativa que propõe diálogos entre professores sobre entendimentos de um determinado conceito matemático, neste caso, a investigação do conceito de Área para o ensino. O livro é composto por duas partes: a primeira, intitulada “Contexto e aportes”está organizada em três capítulos, o primeiro, descreve a organização da formação; o segundo expõe os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram a formação e o terceiro capítulo aborda aspectos conceituais do campo “Grandezas e Medidas”, com ênfase no conceito de Área. A segunda parte, intitulada “Ações comentadas”, apresenta as vivências da formação em cinco capítulos: Interações com o grupo, Questões disparadoras, Tarefas propostas, Situações-problema e Fóruns de discussão. Esperamos que este livro contribua com conteúdos e reflexões para processos formativos de professores que ensinam Matemática e, também, possa incentivar outras práticas de sala de aula. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,92 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada. Matemática para o ensino. Concept study. Conceito de área. | - |
Título: dc.title | DE OLHO NO CONCEITO DE ÁREA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: