Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Retieli de Oliveira, Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula Francineti de Araújo, Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-29T14:33:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-29T14:33:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diretrizes para proposta de criação do Núcleo de Permanência e Êxito Discente (NUPED) no IFMA – Campus Timon | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704914 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Caderno é um Produto Educacional elaborado a partir do resultado da pesquisa realizada no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Maranhão – Campus Monte Castelo sob o título “EVASÃO ESCOLAR: estudo para redução e controle no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon” que teve como objetivo analisar a evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio desta mesma Instituição, discutindo os fatores que contribuem para esta problemática. Assim, no cerne deste Produto Educacional está o propósito de reduzir a evasão escolar no Campus Timon. A ideia fundamenta-se na criação de um Núcleo de Permanência e Êxito Discente – NUPED, composto por uma equipe multiprofissional que realizará um trabalho vigilante e permanente sobre a problemática em tela e com o olhar atento aos múltiplos fatores que levam os alunos a abandonarem seus cursos. Neste sentido, o Produto Educacional que será apresentado a seguir, versará sobre diretrizes para proposta de criação do Núcleo de Permanência e Êxito Discente no Campus Timon com vistas a contribuir com a implementação de um trabalho permanente que se ampliará à medida que seus membros forem intervindo e se apropriando dos fatores que levam ao abandono escolar na instituição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 850 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes de Intervenção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Núcleo Multidisciplinar | pt_BR |
Título: dc.title | Diretrizes para proposta de criação do Núcleo de Permanência e Êxito Discente (NUPED) no IFMA – Campus Timon | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons