A RECICLAGEM COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA NA EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro do Sulapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorToledo, Marcelo-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Carmem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-28T20:25:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-28T20:25:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704889-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração desse produto é resultado de minha inquietação enquanto professor de química na EJA, onde leciono desde 2002. Como professor dessa modalidade de ensino tenho percebido as diferenças desses estudantes não só quanto a idade, mas também os conhecimentos que cada um traz e sua história de vida que o incentivou a voltar a escola. Essa proposta pode ser utilizada de uma forma multidisciplinar. Ao longo de suas trajetórias muitos já vivenciaram as transformações do meio ambiente e já sentiram as consequências dessas transformações. Assim, ao retornarem as escolas é importante que os professores aproveitem essas vivências para discutir não somente conceitos de química, mas também os auxiliem a perceberem sua importância na mitigação dos problemas ambientais. Assim, pensando em auxiliar o professor a discutir os conceitos de química e a importância de cada um na mitigação desses problemas, desenvolvi esse material didático que foi fruto da minha pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Como iniciei meu mestrado no período da pandemia da Covid 19, não consegui desenvolver um material didático aplicado, e como consequência realizei uma pesquisa do tipo estado do conhecimento com os Produtos Educacionais (PE) produzidos nos programas de Ensino de Ciências e Matemática que envolviam a EJA e nesse mapeamento percebi que, embora a química seja uma Ciência experimental, esse tipo de atividade foi a menos utilizada pelos autores(as) dos PE e poucos trabalhos desenvolveram um PE relacionando a experimentação e as questões ambientais com esses estudantes. Por isso, a proposta desse PE é compartilhar com o professor da EJA um material que ele pode usar em sala de aula para trabalhar com o tema Reciclagem. Nesse material didático trago duas atividades práticas, simples e de fácil acesso na internet que são a reciclagem do óleo de cozinha usado e a construção de uma composteira caseira. Entretanto, nossa proposta é aproveitar essa facilidade para auxiliar o professor a contextualizar alguns conteúdos de Ciências a partir de uma abordagem ambiental, em particular, a reciclagem de resíduos domésticos. Esses experimentos podem ser desenvolvidos por professores da área de Ciências (Química e Biologia) ou de outra área que esteja trabalhando com o tema Reciclagem. O espaço utilizado para o desenvolvimento desses experimentos pode ser um laboratório ou uma sala preparada para esse fim. Acreditamos que trazer a contextualização para a sala de aula é importante porque faz com que o ensino ganhe novo significado para o aluno, em especial, o da EJA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.627 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Título: dc.titleA RECICLAGEM COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA NA EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons