Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro do Sula | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Toledo, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Carmem | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-28T20:25:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-28T20:25:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704889 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração desse produto é resultado de minha inquietação enquanto professor de química na EJA, onde leciono desde 2002. Como professor dessa modalidade de ensino tenho percebido as diferenças desses estudantes não só quanto a idade, mas também os conhecimentos que cada um traz e sua história de vida que o incentivou a voltar a escola. Essa proposta pode ser utilizada de uma forma multidisciplinar. Ao longo de suas trajetórias muitos já vivenciaram as transformações do meio ambiente e já sentiram as consequências dessas transformações. Assim, ao retornarem as escolas é importante que os professores aproveitem essas vivências para discutir não somente conceitos de química, mas também os auxiliem a perceberem sua importância na mitigação dos problemas ambientais. Assim, pensando em auxiliar o professor a discutir os conceitos de química e a importância de cada um na mitigação desses problemas, desenvolvi esse material didático que foi fruto da minha pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Como iniciei meu mestrado no período da pandemia da Covid 19, não consegui desenvolver um material didático aplicado, e como consequência realizei uma pesquisa do tipo estado do conhecimento com os Produtos Educacionais (PE) produzidos nos programas de Ensino de Ciências e Matemática que envolviam a EJA e nesse mapeamento percebi que, embora a química seja uma Ciência experimental, esse tipo de atividade foi a menos utilizada pelos autores(as) dos PE e poucos trabalhos desenvolveram um PE relacionando a experimentação e as questões ambientais com esses estudantes. Por isso, a proposta desse PE é compartilhar com o professor da EJA um material que ele pode usar em sala de aula para trabalhar com o tema Reciclagem. Nesse material didático trago duas atividades práticas, simples e de fácil acesso na internet que são a reciclagem do óleo de cozinha usado e a construção de uma composteira caseira. Entretanto, nossa proposta é aproveitar essa facilidade para auxiliar o professor a contextualizar alguns conteúdos de Ciências a partir de uma abordagem ambiental, em particular, a reciclagem de resíduos domésticos. Esses experimentos podem ser desenvolvidos por professores da área de Ciências (Química e Biologia) ou de outra área que esteja trabalhando com o tema Reciclagem. O espaço utilizado para o desenvolvimento desses experimentos pode ser um laboratório ou uma sala preparada para esse fim. Acreditamos que trazer a contextualização para a sala de aula é importante porque faz com que o ensino ganhe novo significado para o aluno, em especial, o da EJA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.627 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Título: dc.title | A RECICLAGEM COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA NA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto final.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704889/2/Produto final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons