Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARRUDA FILHO, ZEABEL DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-27T20:28:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-27T20:28:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-ZeabelArruda-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704865 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho investigativo pretendemos examinar a proposta de emprego da mímesis como recurso metodológico ao ensino de filosofia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, na turma oitavo (8º) ano A, da escola Unidade Integrada Manoel Campos Sousa - anexo. O desafio que encontramos ao lecionar filosofia nesta instituição escolar diz respeito à forma de ensiná-la e de aprendê-la atualmente. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem filosófica decorre de uma prática educativa que se realiza ainda aos moldes da pedagogia tradicional. Essa constatação reforça, ao que parece, a ideia de que esta tendência pedagógica está se tornando obsoleta frente às necessidades dos estudantes e da escola à medida que não acompanha o ritmo das transformações sociais provocando, assim, a manifestação de uma postura passiva de grande parte dos discentes em relação ao conteúdo proposto pelo professor. É nesse contexto que nos dispomos a pensar filosoficamente e teórico-metodologicamente o ensino de filosofia a partir da atividade mimética, como forma de ressignificar tal maneira de ensinar e aprender filosofia na educação básica. Para tanto, essa pesquisa se inicia a partir do estudo das categorias aristotélicas de mímesis e educação, assim como, da relação entre ambas1 . Em seguida, discutimos o processo de ensinar e aprender filosofia na educação básica tendo como aporte teórico as contribuições de alguns filósofos e educadores, entre estes, destacamos: Geraldo B. Horn (2009), Maurice Tardif (2014) e Jacques Rancière (2004). Dada a hipótese de a mímesis enquanto fundamento da arte poética contribuir para o ensino de filosofia e para o desenvolvimento crítico e criativo dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, nos engajamos em propor uma sequência didática baseada na atividade mimética com vistas a compreender o resultado dessa experiência filosófico-pedagógica em sala de aula. No que tange à metodologia, esta pesquisa é de natureza qualitativa e dirige-se à área das ciências humanas fazendo observância ao método de abordagem hipotético-dedutivo. Em relação aos procedimentos metodológicos optamos pela intervenção filosófico-pedagógica devido a ocorrência de aplicação de atividades voltadas ao processo de ensinoaprendizagem filosófica em sala de aula, a partir do emprego de técnicas específicas de coleta de dados que envolvem os seguintes instrumentos, a saber: questionário semi-estruturado pré-intervenção, questionário estruturado pós-intervenção e questionário socioeconômico e étnico racial, com vistas ao estabelecimento de novas estratégias didático-pedagógicas voltadas ao ensino de filosofia. Na análise e interpretação dos dados, preferimos a descrição de amostra através de elementos visuais (tabelas, gráficos, listas e diagramas) com notas explicativas que visam o esclarecimento das informações obtidas. Adiante, procuramos confrontar os dados coletados nessa pesquisa com a hipótese construída a fim de comprovar a veracidade do pressuposto e, assim, reconhecê-lo como resposta válida ao problema investigado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mímesis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso metodológico | pt_BR |
Título: dc.title | PEDAGOGIA DA MÍMESIS NO ENSINO DE FILOSOFIA: repensando a prática educativa na educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMA-ZeabelArruda-Turma-2019-2021.pdf | 5,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704865/1/UFMA-ZeabelArruda-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: