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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, PEDRO ANDRÉ PIRES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-27T20:20:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-27T20:20:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-PedroAlmeida-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se apresenta com o objetivo de pensar o agir comunicativo como proposta metodológica para o ensino de filosofia, tendo em vista trazer uma contribuição da teoria habermasiana para o ensino. Pensamos que na perspectiva do agir comunicativo temos a possibilidade de questionarmos os conhecimentos pertinentes à prática docente, visando a organização e a promoção de práticas educativas em ambiente escolar, mas sobretudo em sala de aula, onde possamos utilizar uma didática voltada à participação dos alunos de forma democrática, por meio de seus atos de fala. Tendo por base a teoria de Habermas, sabemos então que o conhecimento não estará jamais definido como algo pronto e acabado, mas irá se revelar por meio das relações intersubjetivas que, por sua vez, estão sustentadas no discurso argumentativo, na comunicação, na linguagem e no entendimento. Trabalhamos especificamente tentando mostrar uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo e a educação, mas sobretudo uma aproximação com o ensino de filosofia, em que pode contribuir enquanto metodologia de ensino e seus resultados práticos em sala de aula. Pelo fato de Habermas não ser um teórico estritamente da educação, então trouxemos ao trabalho a contribuição da pedagogia Freireana enquanto elemento primordial acerca do diálogo e uma consideração mais próxima das realidades dos alunos, tendo em vista, que Paulo Freire foi um pedagogo que partia das realidades dos próprios alunos e tinha o diálogo como papel fundamental para trabalhar um ensino a partir das experiências pessoais dos alunos em sala de aula. A pesquisa parte da hipótese de que é fundamental a comunicação como meio de ensino/aprendizagem em sala de aula, o que gera nos discentes uma noção de participação e argumentação sobre o tema trabalhado com o professor. A formação de jovens participativos é essencial às sociedades com democracia avançada. Os sujeitos da pesquisa são os alunos do 2º ano, turma 200 do matutino do Centro de Ensino Médio José França de Sousa, localizado no município de Raposa-MA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ação comunicativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta Metodológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | AGIR COMUNICATIVO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA AO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMA-PedroAlmeida-Turma-2019-2021.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704862/1/UFMA-PedroAlmeida-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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