Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMARAL JÚNIOR, CARLOS ALBERTO SANTIAGO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-27T20:17:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-27T20:17:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-CarlosAmaral-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704848 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O seguinte trabalho sugere pensar sobre Filosofia nas escolas de ensino médioe como os professores podem trazê-la para a sala de aula. O estudo visa refletir sobre a relação entre cinema e Filosofia e sobre a possibilidade de apresentar o cinema como fonte de material de reflexão sobre a Filosofia e seus conceitos na educação básica, a partir das notas de Gilles Deleuze (2018; 2018a; 2007; 2006; 2003; 1992) e Julio Cabrera (2006). Estudaremos as questões relacionadas ao ensino de Filosofia nas escolas e mostraremos um método de ensino de Filosofia dedicado ao pensamento filosófico em vez de uma Filosofia que fornece apenas um método de ensino disciplinares que valorizam apenas a memorização do conteúdo, não a sua compreensão. Apresentaremos também os motivos que nos levaram a escolher o cinema como elemento capaz de propiciar esse diálogo, principalmente por acreditar que ele coloca problemas através da imagem apresentada nos filmes. No decorrer do trabalho, também levantamos questões sobre o uso do filme como ilustração de conceitos e considerar o potencial que as imagens podem ter quando implementadas em sala de aula como motivador e experiência do pensamento filosófico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | CINEMA E PENSAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMA-CarlosAmaral-Turma-2019-2021.pdf | 695,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704848/1/UFMA-CarlosAmaral-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: