ADISA Jogo digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Elisandra-
Autor(es): dc.contributor.authorVILLELA, Fábio Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-24T14:44:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-24T14:44:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
identificador: dc.identifier.otherADISApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704765-
Resumo: dc.description.abstractO ADISA: contando africanidades é um jogo digital composto por conhecimentos históricos sobre a grandeza das civilizações africanas, assim como, as diferentes personalidades negras africanas e afro-brasileiras e seus feitos nas áreas tecnológica, científica, social, política e cultural. O objetivo do ADISA é ajudar estudantes do ensino médio da faixa etária de 15 a 18 anos a se expressarem sobre o racismo, por meio do desenvolvimento de conhecimentos sobre a história da população negra não-contada pela educação brasileira, por séculos. O ADISA pode ser usado para instrumentalizar os componentes curriculares Sociologia e História. O jogo é formado por diferentes non- playable characters (NPCs), ou seja, personagem não jogável, que relata, a história de uma personalidade negra ou de um momento histórico. Para vencer, o jogador deve memorizar os conhecimentos, pois é o único meio (no jogo) de derrotar o Boss Racismo (o chefão do jogo). O ADISA foi desenvolvido em software RPG (Role Play Game) Maker MZ, e sua narrativa acontece em um universo de cenários fictícios, onde todos os NPCs são negros e seus nomes são originados na África. O ADISA só pode ser acessado por meio de um computador. ADISA é um nome masculino de origem Akan, povos nativos de Gana que significa, ele te ensinará, como também, aquele que fala com clareza. O povo akan atualmente, espalha-se pelos territórios de Gana e Costa do Marfim, sendo mundialmente conhecido pelas significativas habilidades de tecelagem. Acredita-se que, por meio deste jogo, os estudantes possam sentir-se mais seguros, ao falar sobre questões raciais, que possam aprender uns com os outros por meio do histórico positivo sobre a população negra brasileira. A partir disso, sentirem-se mais encorajados a refletir e argumentar criticamente o assunto em sala de aula ou em outros espaços sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent750 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPopulação negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectADISApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracismopt_BR
Título: dc.titleADISA Jogo digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAfricanidades"; "ESTUDOS SOBRE ÁFRICA"; "RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS"; "AÇÕES AFIRMATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL"; "DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO"; "MEMÓRIA, TRADIÇÃO E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS"; "DIMENSÕES AFRO-BRASILEIROS NO CURRICULO"; "HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS".pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
ADISA.pdf750.76 kBAdobe PDF/bitstream/capes/704765/2/ADISA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons