Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LICHTENECKER, MAISSON | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rossi, Fábio Diniz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-24T13:42:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-24T13:42:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Guia Didático Práticas de Robótica Aplicada ao Ensino de Física | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Afim de apresentar possibilidades para a inserção da prática da robótica educacional como recurso para o ensino de física, este guia didático busca destacar que a inserção da prática da robótica envolvendo a construção de protótipos utilizando sensores, motores e um software de programação pode possibilitar aos estudantes maneiras diferenciadas de interação, tanto com o protótipo quanto nas trocas advindas das discussões coletivas por meio da mediação do professor durante a realização das atividades. Dessa forma, a prática pode relacionar as tecnologias digitais e a realidade do estudante, a uma nova forma de envolver o concreto e o abstrato, na construção de conceitos e na resolução de problemas envolvendo conteúdos de física. Com isso, a proposta aqui apresentada tem como objetivo oferecer diferentes possibilidades para os professores de física que atuam na rede federal do IFFAR. O projeto é uma proposta de inserção da prática ancorada com o uso das TIC´s (Tecnologias digitais disponíveis atualmente celular, tablet e notebook entre outros), desta forma parte de exemplos e construções de caráter inicial, envolvendo a construção, programação e simulação de atividades práticas que podem ser realizadas com estudantes em sala de aula. O desenvolvimento deste material didático visa explorar atividades práticas e tecnológicas voltadas a área educacional e com um baixo custo para sua implantação, seguindo este propósito foi escolhida a plataforma Arduino que além de atender este viés possui uma interface de trabalho relativamente fácil de aprender e ao mesmo tempo interativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica; Arduino; Ensino de Física | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODIN MICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons