GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODIN MICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLICHTENECKER, MAISSON-
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Fábio Diniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-24T13:42:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-24T13:42:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Guia Didático Práticas de Robótica Aplicada ao Ensino de Físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762-
Resumo: dc.description.abstractAfim de apresentar possibilidades para a inserção da prática da robótica educacional como recurso para o ensino de física, este guia didático busca destacar que a inserção da prática da robótica envolvendo a construção de protótipos utilizando sensores, motores e um software de programação pode possibilitar aos estudantes maneiras diferenciadas de interação, tanto com o protótipo quanto nas trocas advindas das discussões coletivas por meio da mediação do professor durante a realização das atividades. Dessa forma, a prática pode relacionar as tecnologias digitais e a realidade do estudante, a uma nova forma de envolver o concreto e o abstrato, na construção de conceitos e na resolução de problemas envolvendo conteúdos de física. Com isso, a proposta aqui apresentada tem como objetivo oferecer diferentes possibilidades para os professores de física que atuam na rede federal do IFFAR. O projeto é uma proposta de inserção da prática ancorada com o uso das TIC´s (Tecnologias digitais disponíveis atualmente celular, tablet e notebook entre outros), desta forma parte de exemplos e construções de caráter inicial, envolvendo a construção, programação e simulação de atividades práticas que podem ser realizadas com estudantes em sala de aula. O desenvolvimento deste material didático visa explorar atividades práticas e tecnológicas voltadas a área educacional e com um baixo custo para sua implantação, seguindo este propósito foi escolhida a plataforma Arduino que além de atender este viés possui uma interface de trabalho relativamente fácil de aprender e ao mesmo tempo interativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobótica; Arduino; Ensino de Físicapt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODIN MICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons