Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TRINDADE, JOSÉ RAIMUNDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-23T20:34:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-23T20:34:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-JoseRaimundoTrindade-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704749 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca da importância do uso de imagens como recurso metodológico para o ensino de filosofia, no nível médio. É uma pesquisa qualitativa com elementos etnográficos, que utiliza como ferramentas de coleta de dados a observação participante e aplicação de questionários. Do ponto de vista teórico, tem sua fundamentação na concepção filosófica de Deleuze e Guattari (1992) segundo qual, a filosofia consiste em criar conceitos e no método de ensino de filosofia proposto por Gallo (2012), composto por quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Do ponto de vista metodológico tem sua fundamentação em Ludke e André (1986), Ferrarotti (2010), Angrossino (2009), Lima (2006), Souza (2006ª, 2016b, 2008) dentre outros. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado ao ensino de filosofia enquanto oficina de conceitos. O segundo é dedicado a investigação da imagem como ferramenta metodológica para o ensino de filosofia. O terceiro capítulo apresenta a parte prática da pesquisa e trata de como pode ensinar filosofia a partir das imagens do livro didático no Ensino Médio. Para isso, apresenta duas sequências didáticas que serão aplicadas junto aos alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Mário Martins Meireles, em São Luís – Ma. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensinode filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | imagem | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA E A CRIAÇÃO DE CONCEITO: Uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMA-JoseRaimundoTrindade-Turma-2019-2021.pdf | 3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704749/1/UFMA-JoseRaimundoTrindade-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: