O ENSINO DE FILOSOFIA E A CRIAÇÃO DE CONCEITO: Uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTRINDADE, JOSÉ RAIMUNDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-23T20:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-23T20:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-JoseRaimundoTrindade-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704749-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma pesquisa acerca da importância do uso de imagens como recurso metodológico para o ensino de filosofia, no nível médio. É uma pesquisa qualitativa com elementos etnográficos, que utiliza como ferramentas de coleta de dados a observação participante e aplicação de questionários. Do ponto de vista teórico, tem sua fundamentação na concepção filosófica de Deleuze e Guattari (1992) segundo qual, a filosofia consiste em criar conceitos e no método de ensino de filosofia proposto por Gallo (2012), composto por quatro passos didáticos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Do ponto de vista metodológico tem sua fundamentação em Ludke e André (1986), Ferrarotti (2010), Angrossino (2009), Lima (2006), Souza (2006ª, 2016b, 2008) dentre outros. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado ao ensino de filosofia enquanto oficina de conceitos. O segundo é dedicado a investigação da imagem como ferramenta metodológica para o ensino de filosofia. O terceiro capítulo apresenta a parte prática da pesquisa e trata de como pode ensinar filosofia a partir das imagens do livro didático no Ensino Médio. Para isso, apresenta duas sequências didáticas que serão aplicadas junto aos alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino Mário Martins Meireles, em São Luís – Ma.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinode filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimagempt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA E A CRIAÇÃO DE CONCEITO: Uma proposta metodológica a partir das imagens do livro didático do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo