Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leonardo, Bruno Luís de Azevedo Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-24T00:44:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-24T00:44:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produção de curtas-metragens como prática de aprendizagem em História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica baseada na produção de curtas-metragens como estratégia de desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em História. Ele parte do princípio que a linguagem audiovisual, dentro de uma perspectiva pedagógica, pode oferece ferramentas de complexificação da visão de mundo, servindo de exercício de orientação do mundo através da operação de conceitos, da reflexão sobre o passado e sua relação com o presente. Neste projeto, o professor se coloca na posição de mediador do processo auxiliado pelas estruturas do pensamento eu constroem o saber histórico. Enquanto isto, se aproxima de modelos narrativos consumidos e produzidos com regularidade pelos nativos digitais em seus dispositivos digitais nas plataformas de streaming, de compartilhamento de vídeos e redes virtuais de sociabilidade. Tal estratégia aplicada a reflexão sobre espaços de memória e usos do passado, concomitante a organização coletiva, estímulo ao uso de criatividade e solução de problemas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.655 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autodidaxia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curta-metragem escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia em História | pt_BR |
Título: dc.title | Produção de curtas-metragens como prática de aprendizagem em História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BRUNO LUÍS DE AZEVEDO RODRIGUES LEONARDO _ PROFHISTORIA UERJ.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704734/2/BRUNO LUÍS DE AZEVEDO RODRIGUES LEONARDO _ PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons