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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | CEAD /UFPI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VARÃO, MARIA GORETH | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-24T00:04:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-24T00:04:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: o olhar dos professores na prática de extensão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704733 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Aideia de introduzir as Tecnologias da Informação e Comunicação na escola não é de hoje, mas esse caminho ainda é incerto e, apesar dos estudos existentes e das tentativas de profissionais que estudam e dominam essas ferramentas, ainda há um vácuo entre a teoria e a prática, por conta de algo que é histórico: a escola funciona em um ritmo mais lento do que a dinâmica social. Não é novidade que hoje as escolas recebem alunos nascidos na era da Internet que têm acesso desde cedo às ferramentas digitais e que interagem socialmente, por meio das redes sociais, de forma rápida e com ferramentas que se renovam periodicamente. Por isso, a escola precisa de mudanças no aspecto curricular, metodológico e profissional no sentido de levar essas ferramentas digitais para a sala de aula e usá-las com a intenção de otimizar o ensino em todas as áreas de formação e mostrar ao aluno que a escola incorporou essa ideia, já inserida na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que evidencia a necessidade de usar as tecnologias digitais no ensino em todos os níveis da formação escolar. Hoje, mais do que ontem, é imprescindível o uso das ferramentas digitais na sala de aula, pois a comunicação e a informação via online já são uma realidade e, a cada dia, se torna mais atrativa, exigindo domínio das ferramentas digitais por parte daqueles que as usam. Mas nem tudo na vida é fácil e, para que essa prática funcione efetivamente, acredito que os professores têm um papel importante nesse processo, pois estão na linha de frente da formação escolar do cidadão e, para assumirem esse papel precisam ter o conhecimento necessário e dominarem as ferramentas digitais no uso educacional. Foi com o pensamento de que os graduandos do curso de Letras Português precisavam sair da universidade com o conhecimento específico da área e o conhecimento sobre o uso das ferramentas e mídias digitais no ensino que os Projetos de extensão: “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino” e as “Mídias e o Ensino de Língua Portuguesa” foram realizados no Curso de Letras PortuguêsEaD/CEAD/UFPI e, nesta obra, procuramos reunir os textos dos professores/orientadores que participaram dos dois Projetos de Extensão, que foram desenvolvidos como resultado dessa prática extensionista. O conjunto desta publicação conta com sete capítulos que reportam os olhares dos professores que decidiram destacar um ponto dentro do universo de ações, das leituras e das observações realizadas na interação com os participantes e/ou nas escolas que tiveram acesso, na tentativa de mostrar algumas ideias, reflexões e resultados que surgiram no desenvolvimento dos projetos. No capítulo 1, A autora relata sua experiência em elaborar e coordenar 02 (dois) Projetos de Extensão, realizados no Curso de Letras/Português-EaD/CEAD/UFPI. Descreve o processo, as ações e os resultados de todo o percurso com os participantes. Também mostra que as ações provocaram mudanças na percepção dos participantes com relação à importância do uso das ferramentas e das mídias digitais no ensino de Língua Portuguesa. O capítulo 2 traz “A importância da inserção das TIC’s para a prática pedagógica dos alunos de Letras/Português” e tem como objetivo mostrar a importância da inserção das mídias no ensino. A autora exemplifica sua fala com a percepção de alguns discentes sobre a vivência na extensão. O capítulo 3 fala sobre “O uso do WhatsApp como recurso pedagógico na EaD em tempos de isolamento social” e mostra a funcionalidade desse aplicativo para o desenvolvimento das atividades em uma turma do Curso de Letras/Português-EaD/CEAD/UFPI. No capítulo 4, encontramos “Um novo olhar nas aulas de Língua Portuguesa com o uso do podcast” que destaca a importância do podcast na construção de conhecimento e no ensino de Língua Portuguesa como uma forma de despertar o interesse dos alunos e de otimizar as práticas de leitura. O capítulo 5 aborda “Uma proposta de produção de texto mediada por TIC’s no 3º ano do Ensino Médio” e vem mostrar uma possibilidade de uso da plataforma Classroom para a produção de texto. No capítulo 6, sobre “Ambientes Virtuais de Aprendizagem: da plataforma Moodle ao SIGAA no Curso de Letras/Português da UFPI”, a autora traz algumas considerações sobre os fundamentos da educação a distância, contribuições e conceitos de AVAs, características dos ambientes Moodle e SIGAA e as observações feitas sobre o curso de Letras/Português e os ambientes virtuais. E para finalizar, o capítulo 7 “Contribuições e implicações pedagógicas de um blog no ensino de Língua Portuguesa” retrata uma proposta para trabalhar o gênero digital blog de forma significativa no Ensino de Língua Portuguesa, visto que esse gênero se enquadra dentro das mídias digitais que, na atualidade, são imprescindíveis ao ensino. Este pequeno livro não pretende apresentar receitas prontas, mas tão somente, apresentar ao leitor uma descoberta, ou se preferirem, uma reflexão ou uma conclusão, resultante de uma prática de extensão com o uso das tecnologias e mídias digitais no ensino. Espero que possam ler e compreender nosso esforço em levar informação e formação para um conjunto de participantes ávidos pelo saber e provocar transformações em prol de uma compreensão maior sobre o uso das tecnologias digitais na escola. Que esses escritos sirvam de provocação para futuras pesquisas e produções. Aproveitem! Profª Maria Goreth de Sousa Varão Organizadora | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,24 MB (2.349.895 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | OLHAR DOS PROFESSORES | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TECNOLOGIAS DIGITAIS | pt_BR |
Título: dc.title | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA:O OLHAR DOS PROFESSORES NA PRÁTICA DE EXTENSÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LETRAS PORTUGUES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (1).pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704733/2/AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (1).pdfDownload |
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