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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMADA, JOSÉ ANTONIO SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-23T20:30:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-23T20:30:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-JoseAlmada-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704732 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema o ensino de filosofia no contexto da escola em tempo integral. Seu objetivo é desenvolver uma metodologia de ensino filosófico de filosofia a partir da perspectiva nietzschiana de educação pautada na ideia de autonomia para a vida, a qual se constitui a partir da atitude afirmativa que resulta do eterno retorno da diferença e que possibilita ao estudante, por meio da prática do cuidado de si, tornar-se quem ele é. A sua importância está no fato dela corroborar para o atingimento da meta da escola em tempo integral, que é formar jovens autônomo, solidários e competentes. Para isso, parte-se da hipótese de que, se as aulas de filosofia forem ministradas de modo que nelas o estudante aprendente passivo do conteúdo transmitido pelo professor, elas poderão servir ao estudante como fonte da autonomia necessária para que ele possa elaborar e executar o seu projeto de vida de forma autônoma, e assim responsabilizar-se por sua existência tornando-se o protagonista dela. Para testar essa hipótese fez-se uma pesquisa qualitativa a partir do método de “pesquisa-ação” realizada com procedimentos bibliográficos, documental, descritivos e intervenções práticas. Apesar da situação de afastamento social devido à pandemia de Covid19 e do contexto de ensino realizado remotamente de forma improvisada, a pesquisa atingiu o objetivo almejado, o que foi evidenciado pela competência que os participantes demonstraram durante as intervenções, competência esta que pode ser verificada pelas habilidades que os estudantes tiveram de analisar de forma crítica os temas propostos, de problematizar, investigar e de posicionar-se de forma autônoma sobre as temáticas. Diante disso conclui-se que sim, o ensino filosófico de filosofia pode servir ao estudante como elemento possibilitador do desenvolvimento da autonomia para a vida. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola em tempo integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO FILOSÓFICO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO EXPERIÊNCIA POSSIBILITADORA DA AUTONOMIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMA-JoseAlmada-Turma-2019-2021.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704732/1/UFMA-JoseAlmada-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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