O ENSINO FILOSÓFICO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO EXPERIÊNCIA POSSIBILITADORA DA AUTONOMIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMADA, JOSÉ ANTONIO SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-23T20:30:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-23T20:30:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-JoseAlmada-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704732-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema o ensino de filosofia no contexto da escola em tempo integral. Seu objetivo é desenvolver uma metodologia de ensino filosófico de filosofia a partir da perspectiva nietzschiana de educação pautada na ideia de autonomia para a vida, a qual se constitui a partir da atitude afirmativa que resulta do eterno retorno da diferença e que possibilita ao estudante, por meio da prática do cuidado de si, tornar-se quem ele é. A sua importância está no fato dela corroborar para o atingimento da meta da escola em tempo integral, que é formar jovens autônomo, solidários e competentes. Para isso, parte-se da hipótese de que, se as aulas de filosofia forem ministradas de modo que nelas o estudante aprendente passivo do conteúdo transmitido pelo professor, elas poderão servir ao estudante como fonte da autonomia necessária para que ele possa elaborar e executar o seu projeto de vida de forma autônoma, e assim responsabilizar-se por sua existência tornando-se o protagonista dela. Para testar essa hipótese fez-se uma pesquisa qualitativa a partir do método de “pesquisa-ação” realizada com procedimentos bibliográficos, documental, descritivos e intervenções práticas. Apesar da situação de afastamento social devido à pandemia de Covid19 e do contexto de ensino realizado remotamente de forma improvisada, a pesquisa atingiu o objetivo almejado, o que foi evidenciado pela competência que os participantes demonstraram durante as intervenções, competência esta que pode ser verificada pelas habilidades que os estudantes tiveram de analisar de forma crítica os temas propostos, de problematizar, investigar e de posicionar-se de forma autônoma sobre as temáticas. Diante disso conclui-se que sim, o ensino filosófico de filosofia pode servir ao estudante como elemento possibilitador do desenvolvimento da autonomia para a vida.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola em tempo integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNietzschept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO FILOSÓFICO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO EXPERIÊNCIA POSSIBILITADORA DA AUTONOMIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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