A DIMENSÃO POLÍTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁXIS LIBERTADORA NUM PANORAMA DUSSELIANO:

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ELANIO LISBOA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-20T21:31:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-20T21:31:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-Elanio-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704662-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho nasceu inicialmente como resultado das inquietações oriundas do espaço da sala de aula, e, posteriormente percebendo a amplitude do mesmo nos demais espaços da sociedade na conjuntura do mundo enquanto lugar de múltiplos acontecimentos. Sendo alguns destes resultados de práticas desumanas configuradas nas injustiças, desigualdades, explorações e opressões. Com isso, desconfigurando absurdamente o sentido da essência do que se compreende por ser humano. Visando um re/pensar em detrimento da realidade a qual nos é apresentada como normal o que para mim e outros certamente não é. Sentimos ser necessário discutir sobre esse contexto social estruturado desde muito na dinâmica de iguais dominarem outros, tornando-os diferentes como estranhos e indesejáveis. Surgindo assim, os lugares depósitos dos renegados, convicto que tal realidade é alimentada também pela negligência e omissão de conscientização política por parte de alguns segmentos, ou conjunturas da sociedade, dentre essas nota-se a educação em seu papel de possibilitar aos sujeitos humanos acesso ao entendimento sobre seus direitos enquanto cidadão. Pois, não existe cidadania onde soberanamente a exploração, a opressão e as injustiças forem incorporadas como práticas normais. Como atividade contrária a essa dissimulada normalidade, encontramos em alguns pensadores o aporte necessário para denunciar o modelo explorador vigente, nomes como o do filósofo argentino Enrique Dussel, e do brasileiro Paulo Freire, ambos trazem à tona em suas obras exatamente a condição das vítimas na linguagem dusseliana, ou os oprimidos na linguagem freireana. Denunciar tanto o sistema que massacra as vítimas, como também a passividade das vítimas frente ao seu massacrador. Realizando ações sistemáticas, ou contínuas visando a libertação tanto do oprimido, quanto do opressor, pois, só desta forma poder-se-á aniquilar o sistema. Uma práxis transformadora e libertadora, fruto também de uma educação igualitária no promover de seu ensino na horizontalidade entre seus partícipes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibertaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDusselpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCordelpt_BR
Título: dc.titleA DIMENSÃO POLÍTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁXIS LIBERTADORA NUM PANORAMA DUSSELIANO:pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo