CORPOS INJURIADOS NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, NATHALIA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-15T19:48:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-15T19:48:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704517-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta e discute as experiências de uma professora-pesquisadora com a comunidade escolar de instituições públicas da periferia de São Bernardo do Campo. Seu objetivo principal é a compreensão, desnaturalização e possível (des)construção dos discursos a respeito dos corpos injuriados na escola, o que traz à tona estereótipos, clichês e preconceitos acerca de representações de gênero, que visam fabricar, ditar, sancionar, vigiar e controlar determinados padrões de normalidade. Deste modo, a pesquisa incide sobre a emergência e a circulação de discursos presentes na vida escolar capazes de identificar, separar, diferenciar, julgar e rechaçar determinadas representações consideradas desviantes e anormais. No primeiro capítulo, apresenta-se a relação da professora-pesquisadora com o espaço, com as temáticas e com os afetos que atravessam as vidas ali presentes, de maneira a dar visibilidade aos modos e às estratégias por meio das quais as injúrias se apresentam nesta escola, em falas e em inscrições diversas. No segundo capítulo, discutem-se três versões de materiais didáticos elaborados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (São Paulo Faz Escola), destinados ao trabalho pedagógico com questões de gênero, que tangem o universo das ciências humanas e, em particular, o ensino de filosofia. A análise crítica dos problemas e das fragilidades destes materiais deu subsídios para a professora-pesquisadora pensar, construir e aplicar sequências didáticas criadas, especificamente, em atenção a um inventário de imagens (verbais e não verbais) sobre as injúrias que atravessam o universo imaginativo e vivencial desta comunidade escolar apresentada no terceiro capítulo. Assim, em uma perspectiva interseccional, foi possível narrar as experiências vivenciadas com turmas do segundo ano do Ensino Médio, grupo docente e equipe gestora em relação ao uso do material criado no âmbito do ensino de filosofia. Destaca-se como parte deste processo o Dicionário "I de Injúria", construído pela comunidade escolar a partir da escolha de algumas injúrias presentes em suas vidas, que foram narradas, descritas e ressignificadas a partir da escrita de verbetes temáticos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorpospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInjúriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesnaturalizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPercursos didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Título: dc.titleCORPOS INJURIADOS NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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