PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA: Idas e vindas: Leitura: Um Ato de Prazer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Roselene Maria Santana e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-14T17:44:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-14T17:44:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
identificador: dc.identifier.otherPROJETO DE LEITURA LITERÁRIA - IDAS E VINDAS LEITURA UM ATO DE PRAZERpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704416-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de vídeo documentário apresenta, por meio de narrativas, os resultados de um trabalho de incentivo à leitura literária, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Leitura Literária na sala de aula: Idas e vindas, interações e descobertas”, da qual oriunda este Produto Educacional. O Produto constitui a realização do “Projeto de Leitura Literária: Idas e vindas: Leitura: Um Ato de Prazer”, desenvolvido com dois grupos de alunos de quinto ano de duas escolas públicas do município de Inhumas, Goiás, sendo o “Grupo de Leitores Literários” (GLL) da escola denominada “escola referência” e o “Grupo de Desenvolvimento da Leitura” (GDL) da escola denominada “escola parceira”. Os alunos componentes do GLL teriam a incumbência de desenvolver ações de práticas de leitura literária com o segundo grupo GDL, tais como: leituras de livros literários, contação de histórias e compartilhamentos das leituras de cada quinzena e registros individuais nos diários de leitura. Foram realizados cinco encontros com estes dois grupos para o desenvolvimento das ações previstas e, devido à pandemia da Covid 19, os encontros aconteceram de modo virtual. Com isso, houve desistência de alguns alunos de ambos os grupos. Porém, mesmo com uma redução do número de participantes, houve uma participação significativa daqueles que puderam permanecer e, portanto, obtivemos resultados consideráveis. Compartilhamos, nesse vídeo, algumas das práticas e experiências vivenciadas ao longo desenvolvimento desse projeto. As ações foram inspiradas, principalmente, com base em estudos de Cosson (2019), Todorov (2009), Coelho (2000), Zilberman (1988), Colomer (2003 e 2007), Cademartori (1986, 2009 e 2012), Cândido (1995), Andruetto (2017), dentre outros. O vídeo documentário apresenta recortes dos encontros realizados com os dois grupos, além de vídeos gravados por alguns alunos e por uma mãe de um dos alunos participantes da pesquisa, que relatou as experiências de leituras vivenciadas por ela e por seu filho com o desenvolvimento desse projeto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent829 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Título: dc.titlePROJETO DE LEITURA LITERÁRIA: Idas e vindas: Leitura: Um Ato de Prazerpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons