Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Roselene Maria Santana e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-14T17:44:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-14T17:44:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA - IDAS E VINDAS LEITURA UM ATO DE PRAZER | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704416 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de vídeo documentário apresenta, por meio de narrativas, os resultados de um trabalho de incentivo à leitura literária, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Leitura Literária na sala de aula: Idas e vindas, interações e descobertas”, da qual oriunda este Produto Educacional. O Produto constitui a realização do “Projeto de Leitura Literária: Idas e vindas: Leitura: Um Ato de Prazer”, desenvolvido com dois grupos de alunos de quinto ano de duas escolas públicas do município de Inhumas, Goiás, sendo o “Grupo de Leitores Literários” (GLL) da escola denominada “escola referência” e o “Grupo de Desenvolvimento da Leitura” (GDL) da escola denominada “escola parceira”. Os alunos componentes do GLL teriam a incumbência de desenvolver ações de práticas de leitura literária com o segundo grupo GDL, tais como: leituras de livros literários, contação de histórias e compartilhamentos das leituras de cada quinzena e registros individuais nos diários de leitura. Foram realizados cinco encontros com estes dois grupos para o desenvolvimento das ações previstas e, devido à pandemia da Covid 19, os encontros aconteceram de modo virtual. Com isso, houve desistência de alguns alunos de ambos os grupos. Porém, mesmo com uma redução do número de participantes, houve uma participação significativa daqueles que puderam permanecer e, portanto, obtivemos resultados consideráveis. Compartilhamos, nesse vídeo, algumas das práticas e experiências vivenciadas ao longo desenvolvimento desse projeto. As ações foram inspiradas, principalmente, com base em estudos de Cosson (2019), Todorov (2009), Coelho (2000), Zilberman (1988), Colomer (2003 e 2007), Cademartori (1986, 2009 e 2012), Cândido (1995), Andruetto (2017), dentre outros. O vídeo documentário apresenta recortes dos encontros realizados com os dois grupos, além de vídeos gravados por alguns alunos e por uma mãe de um dos alunos participantes da pesquisa, que relatou as experiências de leituras vivenciadas por ela e por seu filho com o desenvolvimento desse projeto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 829 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO DE LEITURA LITERÁRIA: Idas e vindas: Leitura: Um Ato de Prazer | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons