Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, EDILANIA ROCHA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T14:47:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T14:47:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-EdilaniaRocha-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704392 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo pensar a vida a partir de vivências experienciadas pelo sujeito, durante seu processo de construção da sua história de vida, tendo como possibilidade a experiência para nortear o filosofar no espaço educativo. Nosso caminho será trilhado com narrativas das histórias de vidas rememoradas pelos estudantes, tendo como foco as situações vividas que nos tocam e, ao nos tocarem, acontecem em nós, fazendo por meio da escrita a vida acontecer. As narrativas desenvolvidas, através das histórias de vida expostas pelos estudantes, serão analisadas buscando-se elencar as subjetividades encontradas em suas falas. Durante meu percurso como professora sempre me inquietou perceber o quanto os estudantes não são percebidos através das lentes de seus mundos. Assim, este trabalho tem como propósito abordar a experiência que eles trazem de forma particular dentro de suas pluralidades. Essa vivência será pensada a partir da leitura de Larrosa sobre a experiência, “sendo o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca”, e essa possibilidade poderá permitir ao estudante escrever sua história nas entrelinhas da vida, numa filosofia particularmente sua. Em meio a experiência vivenciada por mim e pelos estudantes durante as oficinas, foram desenvolvidas condições que possibilitaram tecer algumas considerações, que contribuíram para a compreensão das experiências vivenciadas no contexto das histórias de vidas narradas, percebendo que essa tessitura se dá no momento que se inicia a escrita da vida. A intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia/PROF FILO - Núcleo UFPE - aconteceu através de oficinas com aporte temático sobre as histórias de vida e as experiências vivenciadas, com uma reflexão voltada para a escrita da vida, numa mediação para o filosofar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História de Vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita da Vida | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIAS DE VIDA COMO MEDIAÇÃO PARA O FILOSOFAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPE-EdilaniaRocha-Turma-2019-2021.pdf | 7,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704392/1/UFPE-EdilaniaRocha-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: