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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | QUIRINO, CATARINA ANDRÉA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T14:43:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T14:43:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-CatarinaQuirino-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704390 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, busca, a partir de vivências em sala de aula, trazer à baila a reflexão acerca da saída da menoridade, afastando-se de toda a conduta baseada na regra do senso comum, desenvolvendo atitudes reflexivas que levarão o discente à atitudes filosóficas, despidas de preconceitos, costumes sociais, influências do meio onde se vive. As reflexões aqui propostas a partir dos textos de Immanuel Kant, notadamente, na obra “O esclarecimento” representam um convite à emancipação através do conhecimento, no intuito de tornar pacífica ou menos belicosa a convivência em sala de aula, possibilitando o aprendizado com todo o respeito à diversidade social, de crenças e de pensamento. Busca-se confrontar as ideias iluministas da obra de Kant com as condutas realizadas em sala de aula, no que tange ao trato dos alunos uns com os outros. Salientando ainda que o ser filosófico, busca sair da menoridade, considerada como o agir conforme a intervenção de regras externas e interferências de terceiros, para alcançar a maioridade, configurada no agir de acordo com o próprio entendimento. Mostra que o papel do Professor em sala de aula é desenvolver um ambiente de forma a tornar possível os debates sobre a autonomia, razão e alteridade, com o respeito às liberdades e promovendo o bem comum. O ato de refletir sobre o comportamento em sociedade, sobretudo em sala de aula com os demais colegas, partindo do ponto de vista da emancipação, através do uso da racio (razão), reflete na forma de pensar e agir dos estudantes, em como iriam se sentir acaso estivesse no lugar do outro, para a partir daí, traçar seus próprios comportamentos universais, traduzidos no sentimento do que é ou o que seria melhor para todos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Senso comum | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Esclarecimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | maioridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | bem comum | pt_BR |
Título: dc.title | A CONTRIBUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A MAIORIDADE RACIONAL À LUZ DO ESCLARECIMENTO EM IMMANUEL KANT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-CatarinaQuirino-Turma-2019-2021.pdf | 747,79 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704390/1/UFPE-CatarinaQuirino-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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