Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, STEVÃO CARNEIRO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, RODOLFO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T21:47:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T21:47:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Nº 01_STEVÃO CARNEIRO DE SOUSA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704369 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este paradidático é destinado a professores que ensinam matemática, tanto àqueles que se encontram em processo de formação inicial, quanto àqueles que estão em efetivo exercício como formadores e que, de alguma maneira, se envolvem com a álgebra linear e a geometria analítica. Tal criação advém de uma pesquisa de mestrado que deu origem à dissertação “Uma leitura da produção de significado para possíveis noções de vetor em uma turma de Licenciatura em Matemática” (SOUSA, 2021), que desenvolvemos a partir de observações nas aulas de álgebra linear, ministradas em um curso de formação de professores. Esta obra é fruto de nossas experiências como professores de álgebra linear e da educação básica e, para tal, nos inspiramos em dois clássicos da literatura – Planolândia: um romance de muitas dimensões, de Edwin Abbott Abbott (ABBOTT, 2021 [1884]), que é uma leitura metafórica do Mito da Caverna, de Platão, e O maravilhoso mágico de Oz, de Lyman Frank Baum (BAUM, 2013 [1900]) – e também em um mangá de Álgebra Linear (TAKAHASHI; INOUE; TREND-PRO, 2012). A partir de nosso referencial teórico, entendemos que existam matemáticas (com “s” mesmo, no plural), por não defendermos o caráter universalista-positivista de uma matemática hegemônica, ocidentalizada, branca e eurocêntrica, mas assim, as concebemos como discursos (LINS, 1993) e, portanto, se constituem como atividades produtivas e práticas sociais dos homens (LINS, 1993; RIBNIKOV, 1991 [1987]; KNIJNIK et al, 2012). E, por assim ser, trazemos na forma literária uma sátira política ficcional envolvendo significados produzidos a respeito de objetos constituídos como construirmos uma narrativa ficcional que mistura ideias matemáticas, objetos de espaços vetoriais em um cenário que o leitor pode considerar como um conjunto de estipulações locais, em meio a uma atividade, operando a partir de modos de produção de significados bem peculiares ao leitor. Mas, segundo nosso referencial (LINS, 2012; 1999), quem produz significado é o leitor de uma enunciação, e não o autor, então, deixaremos a cargo do leitor que exercite a imaginação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,85 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Vetor. Espaço Vetorial. Modelo dos Campos Semânticos. Formação de professores. Produção de significados. | pt_BR |
Título: dc.title | NAS TERRAS DE VETORLÂNDIA: UMA HISTÓRIA COM MUITAS TRANSFORMAÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons