Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, THIAGO CÉZAR DE PÁDUA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, RONY CLÁUDIO DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-12T17:59:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-12T17:59:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIOANAL_E-BOOK_THIAGO CÉZAR DE PÁDUA ROSA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este roteiro é resultado de nossa pesquisa de mestrado, no período de 2019 a 2022, com 16 estudantes da 3ª série do ensino médio da escola EEEFM Antonio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí – ES. O produto educacional foi validado pelos membros da banca de defesa. Nessa pesquisa, buscamos explorar o desenvolvimento de uma atividade investigativa para o ensino de visualização. É destinado a professores que ensinam matemática para o ensino médio, que pretendem utilizar a realidade aumentada em smartphones como um recurso didático para o ensino da visualização geométrica, e entender como a execução dessas atividades podem colaborar para a assimilação dos conceitos geométricos existentes na atividade. Neste roteiro, o professor encontrará uma proposta de atividade investigativa de visualização geométrica, baseada nas teorias de Angel Gutiérrez (1996), um dos pesquisadores que se dedicou a esse campo, utilizando realidade aumentada em smartphones como recurso didático. Almejamos assim, que esse roteiro possa auxiliar os professores em sala de aula, de forma a contribuir para uma abordagem diferenciada da visualização geométrica, rompendo com a tradicional aula expositiva ao considerar investigação com diferentes recursos (lápis e papel; material manipulável e GeoGebra 3D), atendendo, assim, a diversos perfis discentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,06 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Aumentada. GeoGebra AR. Investigação. Visualização Geométrica. Material manipulável. | pt_BR |
Título: dc.title | INVESTIGAÇÕES SOBRE VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA: DO LÁPIS E PAPEL À REALIDADE AUMENTADA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons