FILOSOFIA NA CONTRAMÃO: Ensino de filosofia à luz das conferências sobre educação de Friedrich Nietzsche

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, LUCAS ANDRE ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-13T22:16:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-13T22:16:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-LucasCosta-Turma-2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704353-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva-se em descrever e analisar a postura filosófica de Friedrich Nietzsche acerca da educação no tocante ao seu empenho crítico e tratamento conferido ao sistema educacional alemão, intentamos com isso, demonstrar as eventuais ressonâncias desta crítica ao modelo educacional da nossa escola base. Dessa perspectiva, lançamos as justificativas nietzscheana a uma crítica à filosofia platônica do qual a modernidade é diretamente herdeira e consequentemente apontamos o real motivo de uma educação que tem na base de sua ação uma supervalorização ao modelo racionalista apresentado pelo discípulo de Sócrates. Por meio dessa constatação, denotamos os motivos de uma prática pedagógica que tem na experiência estética (contato com arte) mais uma possibilidade de abertura para o filosofar, assim sendo, a fundamentação filosófica apresentada por Nietzsche em suas conferências sobre educação torna-se o modelo pedagógico a ser seguido, pois, elucida uma compreensão sobre educação, filosofia e arte, ao passo também, que centra o homem como protagonista da própria existência. Portanto, adentraremos na análise da afirmação nietzscheana de uma educação assentada na filosofia e na arte como um ideal pedagógico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA NA CONTRAMÃO: Ensino de filosofia à luz das conferências sobre educação de Friedrich Nietzschept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo