FILOSOFIA COM CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO E POSSIBILIDADES PARA EXPERIENCIAR O PENSAR A PARTIR DE RODAS DE CONVERSAS COM CRIANÇAS EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ROSANA LOPES DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-09T19:31:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-09T19:31:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherUERN-RosanaSantos-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704259-
Resumo: dc.description.abstractO texto intitulado “Filosofia com crianças: experiências de pensamento e possibilidades para experienciar o pensar a partir de rodas de conversas com crianças em escola da educação básica no município de Caicó/RN” trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo um estudo de caso, com ação didático-pedagógica, prática, realizada em rodas de conversas em uma escola de educação básica do município de Caicó-RN. No mesmo, fazemos uma explanação acerca da Filosofia com crianças e suas possibilidades na experiência do pensar. Para tal, primeiro foi necessário analisar o contexto histórico no sentido de entender a trajetória da Filosofia em seus avanços e recuos de inserção e retirada dos currículos escolares, até o momento em que as crianças passam a ter a possibilidade de aproximação à filosofia. Analisamos a proposta de Matthew Lipman – Filosofia para Crianças – FpC, a qual propõe a FpC através do desenvolvimento de habilidades de pensamento em comunidades de investigação; e o movimento criado por Walter Kohan - Filosofia com Crianças, esse último, o qual se inspira na ideia de “composição”. Identificamos que a FpC e a Filosofia com Crianças não são sinônimos, são duas maneiras distintas (com semelhanças e diferenças) de tentativas de aproximar a Filosofia das crianças. O objetivo principal da pesquisa é compreender e buscar criar possibilidades de experienciar o pensar a partir de rodas de conversas com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, realizadas de forma online em escola de educação básica, no município de Caicó-RN, como possibilidade de criação das condições para que ocorra a experiência do pensar na sala de aula. Acreditamos ter atingido esse objetivo, a partir de leituras do referencial teórico primário e secundário, os quais nos levam às características da proposta de FpC, de Matthew Lipman (1999; 2001), aos conceitos de infância (KOHAN, 2003; 2009; 2012) e experiência (LARROSA, 2014), na perspectiva da criação de condições para o desenvolvimento do pensar cada vez mais cuidadoso das/nas crianças; e como objetivos específicos: 1) investigar os conceitos de experiência e infância e suas contribuições para o desenvolvimento do pensar infantil; 2) criar as condições para o desenvolvimento de experiências de pensamento com crianças a partir dos fundamentos teóricos e da prática de filosofia com crianças, coordenada por Kohan (2012) no Brasil; 3) desenvolver experiências de pensamento em rodas de conversas em uma escola de educação básica de Caicó/RN, como possibilidade de experienciar o pensar e aperfeiçoamento do pensar com crianças. Ao final e após a realização de nossa ação didático-pedagógica, em vista da compreensão dos citados conceitos, fizemos a análise das transcrições das rodas de conversas, em diálogo com os respectivos conceitos, de infância e experiência. Observamos que as crianças, pensaram e desenvolveram argumentos cada vez mais coerentes, algumas vezes de acordo com o que esperamos e em outras, nos surpreendendo, na perspectiva da vivência da experiência e da invenção, enquanto vida que surge através da infância. Outrossim, mesmo com os silêncios, as mesmas estavam participando das experiências, e embora não seja possível medir um envolvimento que é tão pessoal, nem é o objetivo da experiência, acreditamos ter atingido o objetivo inicial, de proporcionar as crianças condições para a experiência de pensamento. Conclui-se de maneira satisfatória a pesquisa e a experiência na escola, apesar de nossa proposta de pesquisa ter passado por várias alterações, em função do contexto pandêmico, foi possível perceber em todo o processo, o envolvimento, os pensamentos nunca antes pensados, a experiência de pensamento singular e articulada com a infância e as experiências reais vivenciadas pelas crianças em seus contextos de vida, os quais, mediante as condições criadas pela experiência de pensamento, encontraram lugar e escuta.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia com criançaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInfânciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiências de pensamentopt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA COM CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO E POSSIBILIDADES PARA EXPERIENCIAR O PENSAR A PARTIR DE RODAS DE CONVERSAS COM CRIANÇAS EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RNpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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