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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, RAFAEL BRUNO GOMES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-09T19:27:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-09T19:27:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFCG-RafaelGomes-Turma-2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704258 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo propõe-se a fundamentar uma metodologia-filosófica para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, tomando como elemento filosófico a “Dimensão Estética”, desenvolvida pelo filósofo e sociólogo alemão, Herbert Marcuse (1898-1979). O presente estudo deu-se, inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de “Dimensão Estética”, a qual teve como característica uma pesquisa exploratória. Posteriormente, o trabalho desenvolveu-se por meio da utilização da pesquisa-participante, enquanto procedimento técnico, na Escola Cidadã Integral Técnica “Alfredo Pessoa de Lima”, situada no município de Solânea, estado da Paraíba, tendo a participação do professor de filosofia e de trinta estudantes do ensino médio durante a execução da oficina filosófica, a qual foi desenvolvida via Google Meet, e com o suporte do Google Classroom e do WhatsApp. Neste enquadramento, foi-nos possível perceber que a “dimensão estética” marcuseana pode oportunizar em sala de aula a experiência estético-filosófica, que permite aos sujeitos desenvolver um pensar próprio sobre a realidade, visto que as artes têm o potencial de denunciar e acusar a realidade, mostrando que há uma alienação que aprisiona o homem por meio da ideologia dominante presente na sociedade industrial contemporânea, a qual reprime os sentidos em detrimento da razão instrumentalizada. O uso da “dimensão estética” aplicada em sala de aula, fazendo uso de músicas que compõem o repertório cultural dos estudantes, tornou possível a existência de um ensino de filosofia que ensina filosofando, visto que por meio dessas condições é possível a experiência filosófica, a qual permite aos estudantes desenvolverem a percepção e a racionalidade acerca da realidade e sobre eles mesmos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensão Estética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Músicas Populares | pt_BR |
Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DA RAZÃO SENSÍVEL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM A MPB: FILOSOFANDO COM MARCUSE SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFCG-RafaelGomes-Turma-2018-2020.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704258/1/UFCG-RafaelGomes-Turma-2018-2020.pdfDownload |
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