A CONSTRUÇÃO DA RAZÃO SENSÍVEL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM A MPB: FILOSOFANDO COM MARCUSE SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RAFAEL BRUNO GOMES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-09T19:27:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-09T19:27:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFCG-RafaelGomes-Turma-2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704258-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo propõe-se a fundamentar uma metodologia-filosófica para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, tomando como elemento filosófico a “Dimensão Estética”, desenvolvida pelo filósofo e sociólogo alemão, Herbert Marcuse (1898-1979). O presente estudo deu-se, inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de “Dimensão Estética”, a qual teve como característica uma pesquisa exploratória. Posteriormente, o trabalho desenvolveu-se por meio da utilização da pesquisa-participante, enquanto procedimento técnico, na Escola Cidadã Integral Técnica “Alfredo Pessoa de Lima”, situada no município de Solânea, estado da Paraíba, tendo a participação do professor de filosofia e de trinta estudantes do ensino médio durante a execução da oficina filosófica, a qual foi desenvolvida via Google Meet, e com o suporte do Google Classroom e do WhatsApp. Neste enquadramento, foi-nos possível perceber que a “dimensão estética” marcuseana pode oportunizar em sala de aula a experiência estético-filosófica, que permite aos sujeitos desenvolver um pensar próprio sobre a realidade, visto que as artes têm o potencial de denunciar e acusar a realidade, mostrando que há uma alienação que aprisiona o homem por meio da ideologia dominante presente na sociedade industrial contemporânea, a qual reprime os sentidos em detrimento da razão instrumentalizada. O uso da “dimensão estética” aplicada em sala de aula, fazendo uso de músicas que compõem o repertório cultural dos estudantes, tornou possível a existência de um ensino de filosofia que ensina filosofando, visto que por meio dessas condições é possível a experiência filosófica, a qual permite aos estudantes desenvolverem a percepção e a racionalidade acerca da realidade e sobre eles mesmos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDimensão Estéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicas Popularespt_BR
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DA RAZÃO SENSÍVEL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM A MPB: FILOSOFANDO COM MARCUSE SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo