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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, JOSÉ JORGE SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-09T19:44:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-09T19:44:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFCG-JorgeRodrigues-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação constitui Uma proposta de Ensino de Filosofia à Luz do Cuidado de Si em Foucault, ou seja, tem o objetivo de ser uma proposta de ensino aplicável a estudantes de Filosofia do Ensino Médio, de modo que, com base nela, eles possam sair do conhecimento de si para mergulhar na descoberta da importância de zelar por si mesmos, isto é, para o cuidado de si. Por isso, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, aproximamo-nos, sobretudo, da categoria foucaultiana do Cuidado de Si (epimeléia heautoû), a qual é mais do que uma proposta pedagógica a ser trabalhada nas nossas salas de aula, mais do que uma teoria a ser aplicada com os nossos alunos, haja vista que se trata de um modo de viver, de uma conduta de vida, de um assumir verdadeiramente a si mesmo como sujeito, conhecendo-se e cuidando-se. Trata-se, portanto, de trilhar um caminho psicagógico, a partir de práticas críticas de si que possam permitir ao próprio sujeito – no caso, os estudantes – essa consciência do fazer-se, do cuidar-se, entendendo que ela é um caminho fundamental para que o indivíduo possa se tornar sujeito autêntico de si mesmo. A partir do pensamento de Foucault, apontamos, também, algumas aproximações com a Educação e suas implicações nela, destacando que a Educação deve ser caminho de verdadeira libertação para o sujeito, durante a formação da sua subjetividade, mediante práticas críticas de si mesmo. Sugerimos que, na Escola, a Educação deve ser um lugar privilegiado para a resistência do sujeito, a partir do Cuidado de si. Por fim, como caminho prático para a viabilização do que propomos, apresentamos o projeto de intervenção, o qual denominamos de “Filosofia de quinta”, com o intuito de ser aplicado no contexto pós-pandêmico, uma vez que estamos impossibilitados de realizá-lo nos dias atuais. Mas, deixamos explicitados todos os passos do referido projeto a serem seguidos. Desse modo, poderemos alcançar os resultados desejados, no momento da sua aplicação. Adotamos, também, a escrita foucaultiana de si, a fim de possibilitar ao estudante esse caminho de encontro e de cuidado consigo mesmo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Práticas de Si. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado de Si | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA DO ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DO CUIDADO DE SI, EM FOUCAULT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFCG-JorgeRodrigues-Turma-2019-2021.pdf | 952.73 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704238/1/UFCG-JorgeRodrigues-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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