Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, Dion Espírito Santo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Rosângela Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, Dayson Wesley Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Eliza Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-31T22:21:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-31T22:21:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem Matemática: Uma proposta de ensino sobre objetos cilíndricos para captação de água | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703632 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A água é imprescindível à vida e o seu manejo no dia-a-dia torna-se fundamental para a garantia da vida, assim como a assepsia e a higiene dos usuários. O uso racional do ‘líquido da vida’ é uma prioridade em nossa sociedade, pois dele depende o bem estar e a saúde humana, os cuidados com a alimentação saudável, assim como a geração e a produção de todo e qualquer produto feito pelo homem. Este zelo com a água precisa ser ensinado a todos, dentro e fora da escola, desde a guarda e o uso apropriado, assim como os cuidados com a conservação da natureza, pois disso depende o futuro do mundo e da humanidade. Particularmente vivemos na região Amazônica, rica em mananciais hidrícos, onde toda a vida do ecossistema está baseada nas vias fluviais da grande bacia do rio Amazonas, considerando ainda os recursos hídrológicos que fazem parte do seu subsolo. Dependem do mesmo não só o habitat nativo, como os meios de produção relacionados a ele, como as atividades econômicas de plantio e criação. E, tudo deve estar em equilíbrio, para que não haja impacto significativo das ações humanas neste complexo ambiente. Aqui trazemos um trabalho educacional que propõe um estudo científico baseado na Modelagem Matemática, sob o ponto de vista didático, aplicar o uso consciente e o manejo salutar da água, com proposições de estudo para qualquer professor, aprendiz ou educador, voltado ao ensino de matemática, mas aplicável de modo mais amplo, segundo foco de estudo em outras disciplinas, como ciências naturais, biologia, física e química. Pode ser pensado o rendimento e consumo adequado da água, bem como a associação da mesma a sistemas de captação de distribuição, assim como estudos sociais e culturais de hábitos relacionados ao uso da água. Que este estudo desenvolvido pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará, seja proveitosamente utlizado por professores, alunos e pelo público em geral, na expectativa de contribuir para a popularização do conhecimento científico | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 963 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Volume | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cilindro | pt_BR |
Título: dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA: Uma proposta de ensino sobre objetos cilíndricos para captação de água | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Dion - Rosângela - Dayson.pdf | 962,74 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/703632/1/Livro Dion - Rosângela - Dayson.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: