MODELAGEM MATEMÁTICA: Uma proposta de ensino sobre objetos cilíndricos para captação de água

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, Dion Espírito Santo da-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Rosângela Silva dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Dayson Wesley Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Eliza Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T22:21:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T22:21:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
identificador: dc.identifier.otherModelagem Matemática: Uma proposta de ensino sobre objetos cilíndricos para captação de águapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703632-
Resumo: dc.description.abstractA água é imprescindível à vida e o seu manejo no dia-a-dia torna-se fundamental para a garantia da vida, assim como a assepsia e a higiene dos usuários. O uso racional do ‘líquido da vida’ é uma prioridade em nossa sociedade, pois dele depende o bem estar e a saúde humana, os cuidados com a alimentação saudável, assim como a geração e a produção de todo e qualquer produto feito pelo homem. Este zelo com a água precisa ser ensinado a todos, dentro e fora da escola, desde a guarda e o uso apropriado, assim como os cuidados com a conservação da natureza, pois disso depende o futuro do mundo e da humanidade. Particularmente vivemos na região Amazônica, rica em mananciais hidrícos, onde toda a vida do ecossistema está baseada nas vias fluviais da grande bacia do rio Amazonas, considerando ainda os recursos hídrológicos que fazem parte do seu subsolo. Dependem do mesmo não só o habitat nativo, como os meios de produção relacionados a ele, como as atividades econômicas de plantio e criação. E, tudo deve estar em equilíbrio, para que não haja impacto significativo das ações humanas neste complexo ambiente. Aqui trazemos um trabalho educacional que propõe um estudo científico baseado na Modelagem Matemática, sob o ponto de vista didático, aplicar o uso consciente e o manejo salutar da água, com proposições de estudo para qualquer professor, aprendiz ou educador, voltado ao ensino de matemática, mas aplicável de modo mais amplo, segundo foco de estudo em outras disciplinas, como ciências naturais, biologia, física e química. Pode ser pensado o rendimento e consumo adequado da água, bem como a associação da mesma a sistemas de captação de distribuição, assim como estudos sociais e culturais de hábitos relacionados ao uso da água. Que este estudo desenvolvido pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará, seja proveitosamente utlizado por professores, alunos e pelo público em geral, na expectativa de contribuir para a popularização do conhecimento científicopt_BR
Tamanho: dc.format.extent963pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVolumept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCilindropt_BR
Título: dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA: Uma proposta de ensino sobre objetos cilíndricos para captação de águapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais