O ENSINO DE FILOSOFIA NA PALMA DA MÃO: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp São Luís

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, EDNA CRISTINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T18:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T18:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE FILOSOFIA NA PALMA DA MÃO: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp São Luíspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703623-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto de análise uma investigação acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como recurso didático para o ensino de Filosofia por meio do WhatsApp numa perspectiva sobre o desenvolvimento da inteligência coletiva. E, como objetivo geral: analisar o uso do WhatsApp como recurso didático nas aulas de Filosofia na escola pública estadual C.E. Vicente Maia como mediação para aprendizagem filosófica. Quanto à metodologia esta pesquisa é de natureza explicativa e qualitativa, fundamentada em estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo realizada com alunos de duas turmas do Ensino Médio do Centro de Ensino Vicente Maia em São Luís- MA. Os instrumentos utilizados foram questionários abertos e fechados direcionados aos alunos a fim de investigar o uso das TDIC na escola e, mais especificamente, na disciplina de Filosofia, assim como, as questões referentes às condições socioculturais dos participantes. Como referencial teórico de análise destacam-se autores como: Lévy (1993, 2010, 2015), Castells (2003), Moran (2012), Belloni (2012), Cupani (2016), Cerletti (2009), Latour (2012) e outros que discutem a temática. A pesquisa parte da hipótese de que as TDIC na área educacional contribuem com o ensino e aprendizagem filosófica e para a construção e reconhecimento da inteligência coletiva no ciberespaço. Considera-se nesta pesquisa as novas configurações exigidas no campo educacional frente à pandemia da COVID-19 o que redimensionou a educação para os moldes remoto e híbrido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent750 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação; Ensino de Filosofia; TDIC; WhatsApp; Inteligência Coletiva.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NA PALMA DA MÃO: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp São Luíspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA-PROF-FILO (núcleo UFMA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de dissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Arquivos associados:
Dissertação Final Formatada Edna.pdfO ENSINO DE FILOSOFIA NA PALMA DA MÃO: uma experiência no Centro de Ensino Vicente Maia sobre o filosofar com o WhatsApp São Luís1,84 MBAdobe PDF/bitstream/capes/703623/2/Dissertação Final Formatada Edna.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons