A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VYGOTSKY: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MARINALVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T18:20:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T18:20:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VYGOTSKY: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhão São Luíspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703621-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa que aqui se apresenta constitui uma reflexão teórica e prática para a aprendizagem de Filosofia à luz da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. O interesse pelo tema nasceu das experiências construídas ao longo de dez anos como docente na disciplina Filosofia no ensino médio. Tal trabalho resulta de um estudo de caso de natureza qualitativa realizado com 20 alunos do terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino Alves Cardoso no município de São Mateus do Maranhão. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a motivação para a aprendizagem na disciplina Filosofia no ensino médio, utilizando como estratégia metodológica a aplicação de uma Webquest1. Tal objetivo materializa-se numa sequência didática para o ensino de Filosofia no 3º ano do ensino médio. Para este estudo nos fundamentamos em Marx e Vygotsky, entre outros. No desenvolvimento da pesquisa, buscamos analisar possibilidades pedagógicas na perspectiva da motivação para a aprendizagem de Filosofia; nesse sentido, partimos dos fundamentos filosóficos e psicológicos da Teoria Histórico Cultural para uma reflexão sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio da rede estadual do Maranhão, contrapondo-a às orientações formais constantes dos documentos da rede e finalmente propondo como possibilidade uma estratégia metodológica originária das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para o planejamento e elaboração da estratégia metodológica, consideramos os conhecimentos encontrados na tradição filosófica e o ato de filosofar como complementares, possibilitando ao aluno do ensino médio a reflexão acerca da sociedade hodierna com o apoio de conhecimentos já registrados na tradição filosófica. Para a análise da motivação para a aprendizagem de Filosofia no contexto escolar, utilizamos o suporte fornecido pelos estudos bibliográficos da teoria histórico cultural, mais especificamente a teoria da atividade de A. N. Leontiev. Partimos dos pressupostos que os motivos para qualquer atividade humana são erigidos socialmente e o conhecimento é o objeto que impulsiona a atividade do aprendiz, portanto, a organização do trabalho docente deve ter a motivação do aprendiz como ponto de chegada e não de partida. Como instrumentos para a coleta e análise de dados, foram utilizados questionários e a observação participante. Longe de apresentar resultados conclusivos, a pesquisa acena possibilidades do emprego da metodologia Webquest para planejamento de atividades de ensino de filosofia na perspectiva da motivação do aprendiz.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.157.147 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem. Ensino de Filosofia. Teoria Histórico Cultural. Tecnologias de Informação e Comunicação.pt_BR
Título: dc.titleA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VYGOTSKY: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA-PROF-FILO (núcleo UFMA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de dissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO-marinalva (não é a versão final).pdfA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DE VYGOTSKY: um estudo de caso no 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso em São Mateus do Maranhão São Luís2,93 MBAdobe PDF/bitstream/capes/703621/2/DISSERTAÇÃO-marinalva (não é a versão final).pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons