Educação em saúde bucal para crianças realizada por acadêmicos e profissionais da odontologia: uma revisão narrativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLiteracia Científica Editora & Cursospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jefter Haad Ruiz da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Iracema Ruiz da-
Autor(es): dc.contributor.authorMafra, Estefânia Ruis da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Hellyne Santos da-
Autor(es): dc.contributor.authorBarcelar Junior, Francisco Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-31T03:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-31T03:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-29-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS REALIZADA POR ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA UMA REVISÃO NARRATIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703518-
Resumo: dc.description.abstractOBJETIVO: Investigar as principais atividades em educação em saúde bucal realizadas por profissionais e acadêmicos da odontologia para crianças. MATERIAIS E MÉTODOS: Uma revisão narrativa foi realizada na biblioteca SciELO e na base de dados LILACS, utilizando os descritores “educação em saúde”, “odontologia” e “crianças” interligados pelo operador booleano AND. Foram considerado os artigos científicos publicados entre 2016 e 2020, disponíveis em inglês ou português, e com acesso gratuito nas respectivas plataformas de pesquisa. Os trabalhos foram selecionados através da disposição de critérios de inclusão e exclusão, sendo inicialmente realizada a leitura do resumo dos mesmos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram encontrados 42 artigos (LILACS = 37, SciELO = 05), sendo 35 destes excluídos por não atenderem aos critérios de seleção e elegibilidade. Ao final, foram considerados 07 artigos para a composição da análise final deste estudo. 42,8% dos artigos indicaram a realização de instruções em higiene bucal de forma convencional, enquanto que 57,2% dos estudos analisados realizaram atividades dialógicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda que a maioria das abordagens preventivas identificadas por estudo estejam de acordo com uma dialógica participativa e transformadora, uma grande parcela dos profissionais identificados ainda realiza atividades tradicionais e com pouca efetividade prática no campo da odontopediatria.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent963 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOdontopediatriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia preventivapt_BR
Título: dc.titleEducação em saúde bucal para crianças realizada por acadêmicos e profissionais da odontologia: uma revisão narrativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons