Atividades experimentais com bicicleta no ensino de movimento circular

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Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorBassini, Bruno Bellão-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga, Felipe Leôncio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T18:58:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T18:58:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherAtividades experimentais com bicicleta no ensino de movimento circular-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703462-
Resumo: dc.description.abstractDentre algumas das dificuldades comumente expostas pela classe docente na implantação de atividades práticas no desenvolvimento de estratégias de ensino, podemos citar a falta de material didático de apoio, ausência de laboratórios e tempo disponível para elaboração de tais abordagens. Este trabalho trata de uma proposta de implantação de atividades práticas de ensino de física no que tange ao conteúdo de movimento circular, utilizando como principal equipamento/ dispositivo experimental a bicicleta, na tentativa de remediar tais dificuldades. Baseado em uma abordagem pautada nas teorias de apredizagem significativa, zona de desenvolvimento imediato, interação do discente com indivíduos mais capazes e níveis de autonomia em atividades práticas por investigação, o produto final confeccionado contempla um material instrucional teórico para o aluno e outro para o professor, bem como uma sequência de três roteiros de atividades práticas realizadas com o uso de bicicletas dotadas do sistema de marchas. Foi relatada a aplicação do material aplicado em turmas de ensino médio, em forma de um diário de bordo. Para averiguar a eficácia do material foi criado um questionário objetivo, validado por meio do coeficiente estatístico alfa de Cronbach, utilizado em caráter pré e pós-aplicação da metodologia didática proposta. Posteriormente, os resultados obtidos com os testes foram submetidos ao teste de postos com sinais de Wilcoxon verificando-se assim a viabilidade da aplicação do material desenvolvido. Uma análise do discurso dos discentes também foi efetuada, sendo visível e notório o engajamento dos alunos bem como uma maior interação com o conteúdo abordado. Mediante o exposto e os resultados analisados, podemos indicar que a metodologia proposta, pautada na interação do discente com um indivíduo mais capaz, bem como o uso de atividades de investigação podem ocasionar um ganho no aprendizado, sanando parcialmente os problemas previamente elencados.-
Tamanho: dc.format.extent662 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação - Níveis de autonomia-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento circular-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado significativo-
Título: dc.titleAtividades experimentais com bicicleta no ensino de movimento circular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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